Quarta-feira, 9 de abril de 2025

Agressores de taxista ainda não tiveram prisão preventiva decretada; entenda o caso

Advogado, porém, sugere não apenas um Inquérito Policial como a representação pela prisão preventiva dos agressores

• Atualizado 6 dias atrás.

Circula em redes sociais uma mensagem afirmando que “agressores têm pedido de prisão expedido”, referindo-se ao segurança de uma tabacaria e ao proprietário do estabelecimento, os quais agrediram fisicamente o taxista Augusto Biaobok, de 67 anos, no sábado passado, no Centro, diante das câmeras.

A mensagem, que começou a circular na noite desta sexta-feira (01), tem causado uma série de comentários e, mais do que isso, muita confusão sobre o caso.

O que há, de fato, é o seguinte: por iniciativa da defesa do taxista, foi sugerida à Polícia Civil a representação pela prisão preventiva dos agressores, conforme documento encaminhado ao delegado Rubens Passos de Freitas.

Contudo, a autoridade policial explica que até agora não cabe a representação pela prisão, porque o laudo médico apontou “lesão corporal leve”, cabendo a instauração de um Termo Circunstanciado (TC) nessa situação.

Porém, o advogado da vítima, Maurício Willemann, pede a instauração de um inquérito policial, “para melhor apurar os graves fatos que chocaram e revoltaram não somente a comunidade local, mas o Brasil inteiro”, conforme palavras da defesa. O delegado esclarece, novamente, que um inquérito só caberia se o laudo apontasse lesão grave ou gravíssima.

Rubens Passos de Freitas afirma que, assim, nos próximos dias serão feitos os procedimentos correspondentes ao TC, ouvindo a vítima, testemunhas e agressores. Assim que concluídos esses trâmites, o caso será enviado ao Fórum.

O delegado cita que, a partir disso, as sugestões encaminhadas pelo advogado serão verificadas pelo Ministério Público, que, dependendo da análise, pode solicitar à Polícia Civil a instauração do inquérito, fazer a denúncia diretamente à Justiça ou tomar outras medidas.

“Claramente uma tentativa de homicídio”
No entendimento da defesa, o caso vai muito além da lesão corporal leve. “Na minha concepção claramente foi uma tentativa de homicídio”, afirma. “Há diversas imagens de domínio público que dão conta da gravidade dos fatos e das agressões, em sua maioria, na região da cabeça do idoso, mesmo quando a vítima já encontrava-se praticamente desfalecida e ao chão”, cita o advogado.

“Os autores das agressões estavam em maior número, com idade bastante inferior à vítima, de compleição física avantajada, sendo um deles, inclusive, segurança”, continua.

“Pela mera análise das imagens que flagraram as agressões, é evidente que os agentes, ao perpetrarem tamanha brutalidade, golpeando a vítima por diversas vezes, em especial na região da cabeça, no mínimo assumiram o risco de produzir o óbito do idoso”, aponta o advogado.

As agressões, lembra a defesa do idoso, somente pararam após a intervenção de dois outros taxistas presentes no momento dos fatos, “de modo que certamente o resultado morte somente não se concretizou por circunstâncias alheias à vontade dos agressores”, comenta Willemann.

Vários são os casos em que agressões na região da cabeça foram fatais, afirma o advogado, “sendo o risco claramente majorado por se tratar de vítima com idade avançada”.

O advogado ainda cita, no documento, que o taxista não só está sofrendo um trauma psicológico como sente muitas dores no local das agressões. Um médico neurologista que examinou o taxista na quinta-feira passada recomenda o afastamento do taxista das atividades por pelo menos 30 dias.

Veja todos os detalhes sobre o caso:
– Taxista de 67 anos é agredido com soco e chutes em São Bento
– Vídeo mostra momento em que agressores tentam parar táxi
– Terceiro vídeo mostra filmagem de dentro do carro quando tentaram parar o táxi
– Taxista fala sobre a agressão: ‘Pensei que iriam me assaltar’
– Novo vídeo mostra as três passageiras vandalizando estabelecimento
– Filho do taxista está indignado: ‘Ainda há risco de hemorragia interna’
– Segurança dá a sua versão sobre agressões a taxista
Veja as penas previstas para agressão ao idoso em São Bento do Sul


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

img_7CE2E891B7E5B0DF2AAB7AC9FE576E836135D1D9_420x870
Dançarinos
carlos povo de assis
LOLO - Divulgação (2)
WhatsApp Image 2025-04-09 at 12.10

Mais lidas

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Notícias relacionadas