Segunda-feira, 28 de abril de 2025

Defesa Civil de São Bento detalha ações de contenção após desabamento de rua

Cratera se formou na sexta-feira (12) e assustou moradores

• Atualizado 25 dias atrás.

Na última sexta-feira (12), uma cratera de cerca de 50 metros se formou na Rua Romualdo Quint, no bairro Rio Negro. O desmoronamento quase atingiu residências, causando estragos que preocuparam os moradores e motivaram uma rápida mobilização da Defesa Civil. A via, que estava recebendo obras de pavimentação, teve toda a sua base corrompida após o deslizamento.

Nesta segunda-feira (15), a situação na rua já estava mais controlada após os trabalhos de contenção realizados, conforme o diretor da Defesa Civil, Vilmar Kravec. Na ocasião, Kravec detalhou as medidas tomadas para estabilizar a área e garantir a segurança dos moradores, com auxílio da empreiteira responsável pela obra de pavimentação.

“Assim que chegamos ao local na sexta-feira (12), a primeira medida foi desviar as águas que estavam saindo da tubulação. Fizemos contenções a cerca de 20 metros de distância e colocamos lonas de proteção para evitar a entrada de mais água e novos deslizamentos. Continuaremos monitorando a situação, especialmente porque ainda está chovendo bastante. A via segue interditada, mas estamos fazendo o possível para garantir o acesso seguro aos moradores. Assim que a chuva cessar e o solo estiver menos encharcado, a empreiteira retomará os trabalhos”, mencionou.

Ainda conforme Kravec, está prevista uma visita técnica de um geólogo da Defesa Civil do Estado, para que seja feita uma análise concreta do que pode ter ocasionado o desmoronamento.

“Solicitamos a presença de um geólogo do Estado, mas como eles têm apenas um profissional para atender todo o território, não foi possível sua vinda imediata. No entanto, a empresa responsável pela pavimentação contratou um geólogo, que já esteve no local no sábado para realizar suas análises. Oficialmente, ainda não temos um relatório. Mas o profissional comentou que o solo está muito encharcado, possivelmente devido a algum preenchimento inadequado ou problemas na tubulação. Isso será analisado pelos fiscais e engenheiros da Prefeitura”, comentou.

Famílias afetadas
Em relação às famílias que moram na via, elas já estão conseguindo ter acesso às residências, por conta da medida de contenção. “As famílias estão conseguindo acessar suas casas, embora os automóveis não possam chegar até o local. Inicialmente, pedimos que saíssem por precaução, mas a situação já está mais segura. Continuaremos monitorando e, se necessário, poderemos interditar as residências novamente”, frisou.

Monitoramento
O diretor da Defesa Civil também ressaltou que outras áreas próximas estão sendo monitoradas, entre elas a Rua Paulo Tascheck. “Nesta via, temos rachaduras e deslizamentos que também entraram no decreto de situação de emergência, assim como a Romualdo Quint. Ambas estão sob monitoramento constante. Porém, temos mais cinco pontos sob vigilância, incluindo deslizamentos e escorregamentos, como o caso da Rua Jaraguá, no bairro 25 de Julho. Notificamos os proprietários e estamos acompanhando de perto”, concluiu.

A causa dos deslizamentos também se agrava devido às intensas chuvas que ocorrem na região. Em São Bento, o acumulado de precipitações no último dia foi de 66 milímetros. A previsão, de acordo com a Epagri/Ciram, é que o tempo fique firme somente a partir de quarta-feira (16). Devido aos riscos de novos deslizamentos, a população deve ficar atenta às áreas de risco e, em caso de eventualidades, acionar a Defesa Civil através do telefone 199.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Jasti
CAPA Quadra
NATAÇÃO - Zuciane Peres
CAPA INFRAESTRUTURA URBANA - Foto Elvis Lozeiko (3)
WhatsApp Image 2025-04-28 at 10.41

Mais lidas

WhatsApp Image 2024-08-29 at 16.49
WhatsApp Image 2025-04-25 at 11.32
Dom João 2
pexels-cottonbro-10466266
Crianca-morta-em-carro-944x531

Notícias relacionadas