Governo de SC regulamenta multa para o uso de drogas em espaços públicos; confira o valor

O autuado terá 10 dias úteis, a contar da notificação, para apresentar defesa
Por:

• Atualizado 2 meses atrás.

Decreto estabelece penalidade equivalente a um salário mínimo para quem for flagrado consumindo drogas (Foto: Unsplash / Portal G1)

O uso de drogas ilícitas em ambientes públicos de Santa Catarina agora pode resultar em multa de R$ 1.518. O governo do estado publicou o decreto que regulamenta a lei sancionada em julho de 2024, estabelecendo a penalidade equivalente a um salário mínimo para quem for flagrado consumindo substâncias proibidas.

A lei considera como ambiente público qualquer espaço aberto ou fechado nas proximidades de órgãos, instituições ou construções públicas, incluindo vias públicas e parques.

De acordo com o decreto, após o flagrante, será instaurado um processo administrativo. O julgamento ficará a cargo da Polícia Militar, da Polícia Civil ou da Polícia Científica, dependendo da origem da autuação. O autuado terá 10 dias úteis, a contar da notificação, para apresentar defesa. Caso seja condenado, poderá recorrer, conforme o decreto. O pagamento da multa será feito por meio do Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE).

O valor arrecadado será dividido entre o Fundo Estadual para Melhoria da Segurança Pública (50%), o Fundo Estadual Antidrogas (25%) e o Fundo Estadual da Saúde (25%).

Informações são do portal G1.


Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Ilustração do signo de Áries dentro de um círculo rosa
Criança loira em aula de natação com instrutora, em piscina coberta
Notas de falecimento (site) (3)
Prato branco com risoto decorado com cebolinha e castanhas picadas
BURACO - Christian Hacke (3)

Mais lidas

WhatsApp Image 2025-07-08 at 15.03
pexels-cottonbro-10466266
acidente no bairro centenário
WhatsApp Image 2025-07-09 at 15.43
Ozany-Pfleger-feminicidio-Rio-do-Sul-944x531

Notícias relacionadas