Na madrugada desta sexta-feira (12), a Rua Romualdo Quint, no bairro Rio Negro, desabou. Após o ocorrido, a Defesa Civil e a empresa responsável pela obra de pavimentação que estava sendo feita no local foram acionadas para coordenar as ações emergenciais.
Segundo o coordenador regional da Defesa Civil, Edival Pereira, a provável causa foi o volume constante de chuva. “Nas últimas 24 horas chegou a um acumulado de 33 milímetros, mas se for somado aos dias anteriores, com o solo enxarcado e com esse volume de chuva, ocasionou os deslizamentos”, ressaltou.
O responsável pela empreiteira Concretiza, Tiago Luy, informou que estava executando uma obra de pavimentação na via, com drenagens e a colocação de meio-fio e lajotas. Após o incidente de desabamento, a empresa agiu para conter o deslizamento. “Decidimos, junto à Defesa Civil, desviar as águas da área afetada. Agora, estabilizaremos o talude com lona para proteger as residências em área de risco”, disse o reponsável da empresa.
Um geólogo foi acionado para realizar uma perícia no local e verificar se há falhas na execução da obra que possam ter contribuído para o incidente.
Medidas necessárias
Horas após o desabamento de parte da Rua Romualdo Quint, no bairro Rio Negro, a Prefeitura de São Bento do Sul realizou uma reunião do Grupo de Resposta e Ações Coordenadas (GRAC), na manhã sexta-feira (12). Na conversa no gabinete do prefeito Antonio Tomazini, foram tomadas as medidas necessárias para iniciar a obra de contenção do desmoronamento. Mais informações você confere aqui.
Confira a reportagem em vídeo
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕