No mês em que completou 142 anos de fundação e integrando as comemorações dos 150 anos de São Bento do Sul, a Sociedade Literária São Bento promoveu uma homenagem a mulheres que, através do conhecimento e da coragem, foram precursoras na sociedade são-bentense. A solenidade aconteceu no dia 31 de outubro, na sede da instituição.
Receberam a homenagem 12 mulheres que foram pioneiras nas mais diferentes áreas de atuação. A presidente da Sociedade Literária destacou o exemplo de luta e dedicação de cada uma delas. “Suas histórias de vida inspiram outras mulheres a sonhar e realizar”, disse Elizete Conte Tondelo.
Presentes no evento, o prefeito Antonio Tomazini e a presidente da Câmara de Vereadores, Zuleica Voltolini, também destacaram a importância das homenageadas na construção da história de São Bento do Sul. Por fim, a própria presidente Elizete Conte Tondelo foi reconhecida pela diretoria da entidade como primeira mulher presidente da Sociedade Literária São Bento.
As homenageadas
– Alcione Teresinha Hinke: Única mulher a assumir a Gerência Regional de Educação Estadual e a Secretaria Municipal de Educação.
– Célia Zanim: Primeira mulher médica em São Bento do Sul.
– Celise Roesler Kobs: Primeira mulher a presidir a OAB de São Bento do Sul.
– Cleyde Rejane Treml: Primeira mulher a empreender na área da educação, fundando em 1988 a Escolinha Mundo Feliz.
– Elizete Clarisse Conte Tondelo: Primeira mulher presidente da Sociedade Literária São Bento.
– Leonés Rudnick: Primeira mulher maestrina em São Bento do Sul.
– Luciane Scatolon: Primeira mulher a presidir o Rotary Club de São Bento do Sul – Cidade dos Móveis.
– Maria Celeski: Primeira mulher eleita presidente do Lions Club de São Bento do Sul.
– Maria da Graça Albino de Oliveira: Primeira mulher doutora na área da educação em São Bento do Sul.
– Marta Seidel: Primeira mulher locutora de rádio em São Bento do Sul.
– Veroni Ana Rossato Linke: Primeira mulher policial civil em atividade externa em São Bento do Sul.
– Valdelânia Kock: Primeira mulher policial em São Bento do Sul.
– Clélia Maria Bork Roesler: Primeira mulher eleita vereadora de São Bento do Sul.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕