Túnel no Morro dos Cavalos

Acidente aconteceu no domingo (6) e a rodovia ficou bloqueada por mais de 12 horas

• Atualizado 1 anos atrás.

Acidente no Morro dos Cavalos destruiu pelo menos 24 veículos (Foto:Divulgação/CBMSC)
Acidente no Morro dos Cavalos destruiu pelo menos 24 veículos (Foto:Divulgação/CBMSC)
Acidente no Morro dos Cavalos destruiu pelo menos 24 veículos (Foto:Divulgação/CBMSC)

O impactante acidente ocorrido no domingo (6) no Morro dos Cavalos – onde uma carreta carregada de etanol tombou, pegou fogo e destruiu outros 24 veículos – reacendeu a discussão sobre a importância da construção do túnel no Morro dos Cavalos. Por pouco não presenciamos uma tragédia sem precedentes, com muitas mortes. A rodovia ficou mais de 12 horas bloqueada nos dois sentidos, provocando outro tipo de prejuízo.

Diante disto, autoridades e lideranças vieram a público recordar a importância da obra que evitaria tamanho dano. Mas, na prática, este sonho continua distante. Conforme o ministro dos Transportes, Renan Filho, o projeto integra o pacote de obras previstas para a otimização do contrato com a Arteris Litoral Sul, que ainda não tem data para ser concluído e, quando for, deve custar em torno de R$ 1,2 bilhão. Reuniões já foram feitas, mas, por enquanto, nada saiu do papel.

Proposta
A Federação das Indústrias de SC (Fiesc) apresentou proposta para que a empresa CCR, concessionária do trecho sul da BR-101, assumisse a obra do túnel do Morro dos Cavalos, apesar do trecho estar do lado norte, sob responsabilidade da Arteris. A ideia da Fiesc daria agilidade ao processo e o retorno viria através do pedágio. A proposta não avançou e poucos acreditam que será viabilizada.

Preocupação
O presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), Dagnor Schneider, já manifestou diversas vezes a sua preocupação com a Arteris Litoral Sul, que ao longo do atual contrato foi notificada centenas de vezes por descumprimentos de regras previstas. Ele se mostra pessimista diante dos fatos. O cenário não é animador.

MPSC na Alesc
O Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, apresenta na tarde desta quarta-feira (8) o Relatório de Gestão Institucional (RGI) de 2024 na Alesc. O Relatório de Gestão Institucional é divulgado anualmente com informações sobre as ações realizadas e os resultados alcançados. O objetivo é prestar contas à sociedade do trabalho desenvolvido durante o ano.

MCT
Presente no evento pró-anistia que aconteceu domingo na Avenida Paulista, em São Paulo, o governador Jorginho Mello apresentou a criação do MCT, o Movimento dos Trabalhadores Com Terra, em defesa da propriedade produtiva em Santa Catarina e em contraponto ao Abril Vermelho do MST. Jorginho Mello recebeu apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro e do senador Esperidão Amin, entre outras lideranças.

Últimas notícias

Competição busca fortalecer o boxe em Santa Catarina e oferecer oportunidades aos atletas (Foto: Divulgação)
Devido ao trânsito, desvios estão sendo realizados pela Estrada Paraná e pela Rua Francisco Eckstein (Foto: BBMSC)
Questões logísticas junto às autoridades impediram a mudança do desfile para o domingo (Foto: Divulgação)
Estrutura Schlachtfest - Jonei (7)
Conheça a nova realeza da 42ª Schlachtfest

Mais lidas

WhatsApp Image 2026-08-30 at 09.52
Conheça a nova realeza da 42ª Schlachtfest
WhatsApp Image 2026-08-30 at 12.06
PREVISAO-FOTO-Elvis-Lozeiko-2-2048x1152
WhatsApp Image 2026-09-01 at 16.57

Notícias relacionadas