Domingo, 27 de abril de 2025

Mão de obra qualificada e alta rotatividade são os desafios da indústria de São Bento

Empresas também sentem o impacto do apagão de mão de obra em diversas áreas

• Atualizado 24 dias atrás.

Em meio às discussões da escassez de mão de obra nas indústrias de São Bento do Sul, o tema foi expandido também para a qualificação dos trabalhadores. Além disso, está sendo percebida uma alta rotatividade entre empresas, principalmente dos funcionários mais jovens.

A Fiesc Planalto Norte, por meio de seu vice-presidente Arnaldo Huebl, ressalta que, de fato, quando há necessidade de contratações, as indústrias da região enfrentam dificuldades na busca por novos funcionários. “Como somos cidades industriais, há muitas empresas que contratam de forma constante, e nem sempre há profissionais disponíveis no mercado, especialmente para cargos que exigem melhor qualificação”, aponta.

Na visão da entidade, na região os empregos estão mais estáveis. “Gera-se uma movimentação natural com contratações para repor trabalhadores que deixam ou trocam de emprego. Porém, notamos com preocupação que há uma rotatividade principalmente entre os trabalhadores mais novos. E essa rotatividade acaba gerando falta de mão de obra”, completa Arnaldo.

O presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Bento do Sul (Sindusmobil), Luiz Carlos Pimentel, concorda que por vezes a demanda por vagas é maior do que o número de trabalhadores disponíveis no mercado. “Quando são exigidos profissionais com melhor qualificação, especialmente para cargos mais técnicos e para operadores de equipamentos de alta tecnologia, a dificuldade aumenta”, comenta.

Conforme Pimentel, em 2024 o setor moveleiro de São Bento e região tem mantido seus níveis de produção. “No caso das exportações, por exemplo, alguns fatores relacionados à economia dos países compradores – e até na logística – têm impactado em menor e maior volume de vendas”, registra. “Esse equilíbrio se reflete, de forma geral, na manutenção dos empregos. No entanto, sempre há contratações em andamento”, continua.

Qualificação
Visando qualificar o trabalhador, a Prefeitura executa desde 2022 o programa “Qualifica Mais São Bento”. “É preciso preparar mais pessoas para os chamados empregos qualificados”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico de São Bento do Sul, Andréa Tamanine.

Por outro lado, segundo ela, também há necessidade de qualificação para quem procura seu primeiro emprego, ou seja, para os mais jovens, inexperientes. Tanto que, em breve, devem ser divulgados detalhes de capacitações específicas para este público.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-04-27 at 10.52
MIX - Leilão sem interessados - FOTO Elvis Lozeiko (1)
Imagem do WhatsApp de 2025-04-25 às 13_56_54_acaebd28
PINTURA CHOCOLATE - Christian Hacke (33)
Crianca-morta-em-carro-944x531

Mais lidas

WhatsApp Image 2024-08-29 at 16.49
Dom João 2
WhatsApp Image 2025-04-25 at 11.32
Morte moto site
pexels-cottonbro-10466266

Notícias relacionadas