Terça-feira, 22 de abril de 2025

Grupo que desfilou com a bandeira emite nota: “Cuidado antes de repostar mensagens”

Grupo é acusado de empunhar um elemento nazista

• Atualizado 18 dias atrás.

O tradicional desfile festivo da Schlachtfest reuniu, na tarde de sábado (7), 74 entidades e mais de 2 mil participantes. O desfile começou na Avenida Nereu Ramos, seguiu pela Felipe Schmidt, Barão do Rio Branco e finalizou na Capitão Ernesto Nunes, no Centro de São Bento do Sul.

Um dos grupos a desfilar foi o Bierzelt Gruppe, causando um alvoroço nas redes sociais por conta de uma bandeira pendurada em um de seus carros. O grupo é acusado de empunhar um elemento nazista. O advogado Jair Zaleski, coordenador do grupo no desfile, já havia se manifestado sobre o assunto, e agora foi a vez de emitir uma nota oficial em nome do grupo.

Confira a nota, na íntegra:
“O Bierzelt Gruppe vem por meio deste, emitir nota de esclarecimento a respeito da bandeira utilizada em uma de suas alegorias, durante o desfile da 40ª Schlachtfest. Composto por mais de 60 pessoas, o grupo participou do desfile deste ano com três automóveis, cada um decorado e levando uma bandeira alemã. A do Estado da Bavária, a bandeira Alemã atual e a bandeira do antigo império alemão, esta última, objeto de grande alvoroço nas redes sociais, por ter cores semelhantes às usadas em símbolos nazistas.

Trata-se de uma cópia da bandeira do império alemão, que tem como símbolo a Cruz de Ferro, que ainda hoje é usada como insígnia das diversas armas das forças armadas da Alemanha democrática atual. Não tem conotação nazista, bem como não foi usada com essa intenção. Pelo contrário, o seu uso teve o objetivo de levar para a festa um pouco da história do país que deu origem a maior parte dos habitantes de São Bento do Sul, e ornamentar uma das alegorias do grupo com cores representativas da história daquele país.

Essa bandeira, equivale à nossa bandeira do Império, quando Dom Pedro II, era chefe da nação. A questão, no entanto, vai mais além. Sobre o assunto, a disputa por pontos de vista no campo das redes sociais, demonstra que é necessário conhecer mais a história do mundo, bem como a necessária atenção e cuidado antes de repostar mensagens sem a análise prévia de seu real significado e contexto.

Reconhecemos que o tema é importante, e veio como oportunidade de discutirmos e com ele aprender mais. A história do holocausto não pode ser esquecida, para que as novas gerações não cometam os mesmos erros do homem do passado.

Os organizadores do Bierzelt Gruppe bem como seus participantes, o proprietário do automóvel, o motorista do automóvel, as pessoas que nele alternadamente foram desfilando, não compactuam com qualquer tipo de discriminação.

Desde 2014, o grupo recebe todos os anos de braços abertos participantes de todas as raças, credos, idades, orientação sexual, constituindo-se num dos maiores e mais diversificados grupos da Schlachtfest, e sendo esta sua grande marca. Nos orgulha participar desta maravilhosa festa, de tradição, de família, de alegria e de respeito a vida e ao próximo.

Aos Diretores da Sociedade Ginastica São Bento do Sul e à toda a comunidade são-bentense os nossos respeitos e congratulações por mais esta edição da festa, que foi sinônimo de sucesso.”

Veja mais reportagens sobre o assunto:
Museu do Holocausto se manifesta sobre bandeira no desfile em São Bento
Polícia Civil vai investigar uso de bandeira no desfile da Schlachtfest
Professora de Rio Negrinho que mora na Alemanha fala sobre a polêmica da bandeira
Ginástico esclarece polêmica sobre bandeira em desfile da Schlachtfest
Nazismo? Bandeira usada no desfile é do Império Germânico, dizem organizadores


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

WhatsApp Image 2024-04-09 at 15.53
sirene-pm-iml-igp-morte_12426-750x430
notas de falecimento (5)
Acontece SC 1
Dom João 2

Mais lidas

Morte moto site
WhatsApp Image 2025-04-17 at 09.54
EIVs supermercados - FOTO Elvis Lozeiko (1)
Morte moto site
Dom João 2

Notícias relacionadas