Fotos e vídeos de um dos carros utilizados no desfile de sábado da 40° Schlachtfest, em São Bento do Sul, causaram um alvoroço nas redes sociais. A imagem mostra um grupo desfilando em um Ford 1929 com uma bandeira nas cores vermelha, branca e preta, com a águia ao centro e a cruz de ferro no canto esquerdo superior.
De imediato, a bandeira foi ligada ao nazismo, movimento extremista que causou a morte de milhões de pessoas na Alemanha no contexto da Segunda Guerra Mundial.
Conforme Jair Zaleski, professor de Direito e organizador do grupo em questão, a bandeira utilizada no veículo é do Império Germânico e não tem relação com o nazismo. “As pessoas estão confundindo, é levado a um condicionamento por causa da cor, mas ela não é uma bandeira nazista e não foi utilizada nesse sentido. Não tem suástica nela, é uma bandeira vendida amplamente na internet”, explica.
Zaleski afirma ainda que o intuito jamais foi causar tumulto e ressalta que o grupo não compactua com a situação que está sendo insinuada, no caso, a apologia ao nazismo.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕