Quinta-feira, 17 de abril de 2025

Ginástico esclarece polêmica sobre bandeira em desfile da Schlachtfest

Organização reafirma compromisso com ética e respeito, esclarecendo mal-entendido sobre bandeira histórica utilizada no evento

• Atualizado 14 dias atrás.

A Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento, organizadora da 40ª edição da Schlachtfest, emitiu uma nota oficial para esclarecer uma polêmica envolvendo a exibição de uma bandeira durante o desfile do evento. A entidade destacou que, em nenhum momento, houve qualquer intenção de promover apologia ao nazismo ou qualquer forma de preconceito e discriminação.

No comunicado, a Sociedade reforçou seu compromisso com a ética, o respeito e a dignidade humana. A associação repudiou veementemente qualquer manifestação que incite ideologias de ódio e exclusão, reafirmando que tais práticas são absolutamente contrárias aos valores da instituição.

Confira a nota na íntegra:
Nota de Esclarecimento

“A Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento vem a público reafirmar seu compromisso com a ética, o respeito e a dignidade humana. Esclarecemos que a nossa instituição não compactua, nunca compactuou e repudia qualquer forma de apologia, preconceito ou discriminação.
A associação condena com veemência qualquer manifestação que faça apologia a ideologias que pregam o ódio e a exclusão.

Nada obstante, esclarecemos com igual veemência que não se trata, em ABSOLUTO, de uma bandeira nazista. Nas palavras do professor Wilson de Oliveira Neto, historiador e doutor em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ, “Desde que foi fundada, em 1871, a Alemanha possui diversas bandeiras históricas, muitas delas de natureza militar. Aquilo que foi exibido no desfile era para ser uma representação da Reichskriegsflagge, em uma tradução livre para o português, Bandeira Militar Nacional, a bandeira de guerra do Império Alemão, em uso entre os anos de 1870 e 1918, sendo suas cores branca e preta, pois representam as cores do Reino da Prússia (1701-1918), que liderou o processo de unificação dos antigos Estados Alemães. Durante o regime nacional-socialista, de 1933 a 1945, a bandeira foi reintroduzida quando da criação da Wehrmacht, em 1935. Como ocorreu com os demais símbolos alemães anteriores ao Nazismo, a Reichskriegsflagge foi nazificada, sendo a águia imperial alemã substituída pela suástica e as cores da Prússia trocadas pelas cores da bandeira nazista, vermelha, preta e branca”

Ainda assim, tomaremos todas as medidas necessárias para continuar coibindo alusões ou tentativa de alusões a quaisquer apologias contrárias à legislação brasileira.

Reiteramos, por fim, o nosso compromisso com a sociedade e nossa luta constante pela promoção de uma convivência pacífica, justa e inclusiva.

Atenciosamente,
Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento
Organizadora da 40a Schlachtfest”


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-04-17 at 16.18
sirene-pm-iml-igp-morte_12426-750x430
igreja-cristo-rei-26273-1
Padre Humberto - Zuciane Peres (1)
WhatsApp Image 2025-04-16 at 12.11

Mais lidas

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Notícias relacionadas