Quarta-feira, 11 de junho de 2025

Tecnologia permite Samae encontrar vazamentos que não são vistos

Por:

• Atualizado 10 anos atrás.

Em tempos em que a palavra de ordem é economizar água, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) faz sua parte. A autarquia realizou trabalhos de pesquisa de vazamentos invisíveis. O pontapé inicial ocorreu nos distritos de medição do bairro Serra Alta e parte do bairro Rio Negro, onde uma empresa terceirizada fez a pesquisa de vazamentos em 100 quilômetros de redes de distribuição. “A iniciativa vem ao encontro do que esperamos para redução de perdas de água no sistema de distribuição e consequentes custos de produção e distribuição dessa água”, frisa o presidente do Samae, Osvalcir Peters.

Localizando vazamentos invisíveis nas ligações, ramais e rede de água, a meta é reduzir para aproximadamente 7 litros/segundo a vazão de água que se perde com este tipo de problema. “Esta quantidade irá diminuir em aproximadamente 4% o índice de perdas no sistema que se encontra atualmente na ordem de 40%. Esta é a primeira de algumas ações que estão programadas para o combate de perda”, comenta o engenheiro sanitarista, Ricardo Meyer.

Mapeamento
Segundo Peters, o Samae fez estudos do mapa da cidade e diagnosticou que as áreas próximas às elevatórias da Estrada Rio Negro, da rua Daniela Patrícia Mengarda e da Estrada da Neves, a qual abrange o bairro Serra Alta, são as mais propícias a vazamentos invisíveis, por isso o trabalho se concentrou nesses trechos. “Tão logo os vazamentos são encontrados, a empresa repassa as informações ao Samae que realiza os reparos”, conta.

“O trabalho de combate à fraude e de pesquisa de vazamento invisível era praticado de forma pontual por funcionários do Samae. Agora, estamos aplicando essa prática de contratação, que é de grande importância para atingir as metas de perdas em 2015”, afirma Ivana Pereira, diretora de Operações Técnicas da autarquia.

Últimas notícias

Mulher sentada em sofá meditando com os olhos fechados
Taças enfileiradas com vinhos em diferentes tons, como tinto e branco
JOÃO RICARDO E GABRIELA (2)
Ilustração do signo de Áries com linha branca curva para fora como chifres de carneiro, fundo azul-escuro e bandeirinhas coloridas
homens e mulheres reunidos em círculo e com os olhos fechados

Mais lidas

WhatsApp Image 2025-06-04 at 15.48
WhatsApp Image 2025-01-03 at 14.50
Notas de falecimento (site) (3)
WhatsApp Image 2025-06-10 at 13.56
Notas de falecimento (site)

Notícias relacionadas