Motoristas que possuem habilitação das categorias C, D e E devem ficar atentos ao prazo determinado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para realização do teste toxicológico. O diagnóstico precisa ser realizado até o dia 28 de dezembro e aplica-se aos condutores que estão com os exames vencidos e necessitam regularizar a situação.
O teste é destinado à verificação do consumo, ativo ou não, de substâncias psicoativas, com análise podendo determinar se houve consumo de entorpecentes nos últimos 90 dias. Para realizar o exame, o motorista deve procurar qualquer laboratório de análise clínica credenciado pelo Senatran.
Após realizar o exame, o motorista não precisa ir até o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para apresentar o resultado. Este encaminhamento é feito pelo próprio laboratório e o motorista pode acompanhar pelo aplicativo da CNH Digital.
Ainda assim, conforme o especialista em trânsito da Radar Multas, Cassiano Ruthes, é necessário ficar atento, pois o exame é obrigatório independentemente do condutor exercer atividade remunerada ao volante ou não.
“Todos que tiverem licença para essas categorias precisam fazer o exame. Basta o motorista ir na clínica, que após a coleta, ela mesma encaminha o exame para o Detran. Somente quem tiver teste negativo poderá manter ou renovar a CNH”, explica.
Cassiano também ressalta que o exame é válido por 30 meses e caso o condutor perca o prazo estabelecido, terá que arcar com as penalidades do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), entre elas a multa no valor de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH.
“Esta é considerada uma infração gravíssima e além disso, o condutor que possui as categorias C, D e E que for flagrado dirigindo qualquer veículo também será passível de receber as penalidades. Em caso de reincidência, ao longo de 12 meses, a multa é de R$ 2.934,70, acarretando ainda a suspensão do direito de dirigir”, completa.
Importância do exame
O motorista Valentim Piaskoswki já fez o seu exame e está apto para continuar exercendo sua profissão como caminhoneiro.
“Recebi o aviso e marquei o exame na clínica. Foi bem rápido e tranquilo, não é preciso comparecer no Detran, pois o laboratório envia o resultado direto. Sou motorista de caminhão há 39 anos e para viajar e enfrentar a estrada, tem que gostar e sempre estar atento para não cometer nenhum erro”, disse.
Cabe salientar que o exame toxicológico é fundamental para a segurança no trânsito, sendo uma maneira de prevenção de acidentes e na preservação de vidas.
A sua realização é de extrema importância, especialmente para os motoristas profissionais, responsáveis pelo transporte de cargas e passageiros, pois o seu principal objetivo é retirar das ruas os usuários recorrentes de drogas, cujas capacidades para direção estão comprovadamente comprometidas.
Saiba como verificar se você está em dia com a sua habilitação, através da CNH Digital, pelo link https://www.youtube.com/watch?v=lcp6N446Lws.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕