Desde quarta-feira (06), vereadores estão liberados a trocar de partido sem risco de perda do mandato. A chamada janela partidária segue aberta até 5 de abril, data final para o prazo de filiação de qualquer pessoa que pretenda concorrer às eleições municipais de outubro.
Em Campo Alegre, o atual primeiro suplente do União Brasil, Alexandre Telma, saiu do Progressistas. Além dele, o partido deve perder a vereadora Margarete Azeredo Augustin, que estará ingressando no PSD nos próximos dias. Pela região, em São Bento do Sul e Rio Negrinho, alguns nomes também devem mudar de sigla.
Filiação e desfiliação
Para poder concorrer à eleição em outubro, o candidato precisa estar filiado a algum partido político há, pelo menos, seis meses antes do pleito, que neste ano ocorre em 6 de outubro. Para deixar uma sigla, o filiado deve comunicar por escrito a direção municipal do partido e ao juiz eleitoral do seu município. Segundo o TSE, o vínculo é considerado extinto dois dias após a data de entrega da comunicação.
Vale lembrar que a migração de vereadores ou vereadoas deve acontecer apenas dentro da janela partidária. Candidatos eleitos pelo sistema majoritário, como prefeitos, governadores, senadores e presidente podem trocar de sigla a qualquer momento, sem prejuízos do mandato. O entendimento da lei é que o mandato pertence à pessoa, não ao partido.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕