Santa Catarina atingiu a marca de 3 mil propriedades rurais certificadas livres de Brucelose e Tuberculose. Dados que demonstram a excelência da bovinocultura e a qualidade da produção agropecuária catarinense são frutos de um grande esforço para erradicar essas doenças, por parte do Governo do Estado, por meio Secretaria de Estado da Agricultura, da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).
A certificação de propriedade livre de Brucelose e Tuberculose é um dos principais meios de controle para a sanidade dos rebanhos. O documento valida a sanidade dos animais, agrega valor aos produtos da propriedade e é essencial para a manutenção da saúde pública.
“Temos um compromisso com a qualidade dos nossos produtos e com o trabalho dos nossos produtores. Por isso essa incansável missão da Secretaria da Agricultura e da Cidasc em orientar quem produz, zelar pela sanidade animal e consequentemente pelo o que chega à mesa do consumidor. Essa é uma marca a ser muito comemorada por todos”, frisou o governador Jorginho Mello.
Santa Catarina é o quarto maior produtor de leite do país e erradicar as doenças do plantel será mais um diferencial competitivo do agronegócio catarinense na conquista de mercados exigentes, principalmente para exportação de produtos lácteos. A presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, explica que há um grande esforço do poder público estadual e da iniciativa privada para melhorar ainda mais a sanidade dos rebanhos.
“A pecuária leiteira é um setor promissor, com grande relevância para a economia catarinense. A Cidasc, a Secretaria da Agricultura, e a forte atenção do Governo do Estado, na saúde da população e na sanidade dos rebanhos, vêm realizando importantes discussões e ações preventivas com o setor produtivo. Rebanho produtivo é rebanho com saúde. Seguimos focados em produzir produtos com cada vez mais qualidade e seguros ao consumo humano”, pontua Celles.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕