A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo tem se destacado na modernização dos processos de análise de viabilidades, resultando em uma significativa redução no tempo de abertura de empresas. Com a transição de um sistema manual para um sistema automatizado, o município conseguiu superar desafios importantes e alcançar resultados que colocam São Bento do Sul entre os destaques em eficiência no estado de Santa Catarina.
O trabalho de automação iniciou com a atualização da Lei de Liberdade Econômica, publicada em 2022, quando a análise de viabilidades em São Bento do Sul ainda era realizada de forma totalmente manual, demandando tempo e recursos que faziam com que o tempo médio de abertura de empresas utilizasse em média quatro dias, ou seja, próximo de 192 horas. Com a implantação do novo módulo integrador e automatizado via IPM Sistemas, o Município deu um salto em eficiência.
A nova ferramenta está sendo adaptada para atender às demandas do Novo Plano Diretor Municipal, integrando mais de 200 mil regras que contemplam as exigências das legislações municipal, estadual e federal. Essa automação permite que o sistema analise de forma completa e sem fator de intervenção humana o cruzamento de fatores como uso e ocupação do solo, porte e atividade da empresa, oferecendo respostas rápidas e totalmente alinhadas às normas vigentes. O resultado é uma redução drástica no tempo de análise e maior agilidade para os empreendedores iniciarem seus negócios.
Apenas duas horas
Dados do Painel Mapa de Empresas, do Governo Federal, mostram que a média estadual de Santa Catarina para análise de viabilidades é de 24 horas, referente até novembro de 2024. São Bento do Sul apresentou um tempo médio de duas horas em novembro de 2024, posicionando-se muito abaixo da média estadual e demonstrando eficiência superior a muitos outros municípios, estando entre os melhores desempenhos catarinenses. Além disso, através de relatórios internos o sistema já registra casos em que a análise é concluída em menos de 1 minuto.
Com a automação, os empreendedores passam a ter um processo mais ágil e confiável para iniciar seus negócios, enquanto o município garante segurança jurídica e transparência. A redução da burocracia favorece diretamente o ambiente de negócios, atraindo novos investimentos e promovendo o desenvolvimento econômico local.
Perspectivas para o futuro
Embora os resultados já sejam expressivos, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo continua trabalhando para automatizar e unificar outros processos essenciais. “Estamos empenhados em otimizar ainda mais nossos serviços. Nosso objetivo é consolidar São Bento do Sul como referência em eficiência e modernização, fortalecendo o empreendedorismo e impulsionando o crescimento econômico da cidade”, destaca a secretária Andréa Tamanine.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕