Claudete Contezini Pereira foi diagnosticada com Glomus Jugular no ouvido direito, um tumor raro que está comprometendo a sua visão, audição e coordenação motora. Para ter mais qualidade de vida, ela precisa passar por uma cirurgia no valor de R$ 300 mil, quantia que está além de suas condições financeiras.
A são-bentense está em busca de um tratamento adequado desde 2016. Ela já consultou com diversos médicos, inclusive fora do município, utilizando tanto o plano de saúde ao qual tem direito através do marido, quanto o Sistema Único de Saúde (SUS). Foram anos de batalha até encontrar uma solução.
Nesse ínterim, ela passou por clínicas e hospitais de renome, como o Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO). Pelo município, Claudete também foi encaminhada para Mafra, onde esteve com um neurologista em quatro momentos, chegando até a fazer uma consulta pré-anestésica. Porém, nunca foi chamada para realizar o procedimento.
Muitos profissionais afirmaram que a cirurgia é de alto risco e pode resultar em grandes sequelas. Enquanto isso, o tumor continuou a crescer. “Na época, era do tamanho de um grão de feijão, hoje já está como um caroço de abacate”, compara.
Até que em maio deste ano, Claudete conheceu o Instituto de Neurologia de Curitiba (INC), e as suas esperanças foram renovadas. Um médico especialista avaliou o seu caso e indicou um procedimento cirúrgico, contudo, no âmbito particular.
A intervenção é complexa e precisa ser realizada em etapas. O primeiro procedimento será a embolização, que consiste em injetar uma substância dentro do ouvido para congelar o fluxo sanguíneo, minimizando o risco de hemorragia durante a cirurgia. Depois, ocorrerá a cirurgia em si.
Para arrecadar o dinheiro necessário, Claudete e sua família lançaram uma vaquinha online. No momento, os são-bentenses levantaram pouco mais de R$ 9 mil, mas corrida contra o tempo continua.
Para ajudar, a comunidade do seu bairro também está organizando uma tarde festiva no dia 18 de agosto, a partir das 13h30, no Campo do Remo. Iniciativa da qual ela é profundamente grata.
Contribua
Quem quiser ajudar Claudete, pode fazer qualquer doação pela página https://www.vakinha.com.br/4920404. Vale lembrar que o orçamento feito pelo INC tem uma validade de 30 dias, ou seja, pode sofrer reajustes nos próximos meses, por isso a urgência em conseguir fazer o procedimento o quanto antes. Informações: 99704-4494.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕