Pelos próximos trinta dias, a Câmara de Vereadores de Rio Negrinho contará com dois novos nomes. Os suplentes Celso “Bulica” Ribeiro e Willian “Billy” Righetto entram no lugar de Ronei Lovemberger e Arlindo “Piska” da Cruz, todos integrantes do PSD. Apesar do curto período – serão apenas quatro sessões –, o desejo de ambos é mostrar o melhor trabalho possível.
Futuro incerto
Obtendo 275 votos na última eleição, Billy conquistou a segunda suplência do PSD rio-negrinhense, entretanto ainda não sabe se dará sequência à vida política. “Vamos pensar mais lá na frente. A família e os amigos apoiam”, antecipa, deixando escapar o desejo de seguir na área. “Sou o primeiro político da família”, afirma.
Sobre sua participação na Câmara, ele confessa que quase desistiu. “É um período curto, mas estive reunido com o Darci (de Mattos, deputado estadual), com o Piska e o Ronei, e eles me incentivaram”, relata. Aliás, é aos dois vereadores que Billy dirige os agradecimentos: “Quero agradecer aos companheiros, porque, se não fossem eles, eu não assumiria”.
Será a primeira experiência de Billy no Legislativo, enquanto Bulica já assumiu ano passado por um período. “Estou mais ansioso do que preocupado”, admite Righetto, de apenas 24 anos. Apesar da juventude, seu gosto pela política começou cedo. “Desde pequeno, eu já acompanhava as sessões da Câmara. Sempre gostei de polícia”, afirma ele, que, durante a gestão de Osni Schroeder (PSD), ocupou, por três anos, cargos nas secretarias de Agricultura e de Infraestrutura.
Para sua incursão no Legislativo municipal, Billy já diz ter alguns projetos engatilhados, mas não sabe se terá tempo de apresentá-los. Um deles tem o objetivo de instituir o IPTU Ecológico. “Para isentar o IPTU de quem tem área verde dentro de seu terreno no perímetro urbano”, esclarece. Porém, ele analisa a constitucionalidade do projeto. “Estamos apenas vendo se ele pode ser feito pela Câmara ou se precisa ser enviado pela Prefeitura”, alega o futuro vereador. Caso a iniciativa tenha de partir do Executivo, Billy diz que encaminhará o projeto e apresentará uma indicação pedindo sua implantação.