A forte e constante chuva registrada desde sexta-feira já começa a mostrar seus resultados. Conforme a Epagri/Ciram, somente nas últimas 24 horas o volume de chuva acumulada em Rio Negrinho já soma 200 mm, e vários bairros estão parcialmente embaixo d’água. A região mais afetada é o Centro, onde próximo à Igreja Matriz Santo Antonio, a água já invade o recinto, situado há quase dois metros acima do nível da rua.
Aulas canceladas
As aulas na rede municipal de ensino foram canceladas nesta segunda-feira. A Defesa Civil do município pede a população que não foi atingida pelas cheias que evitem sair de casa, contribuindo com a mobilidade no Centro da cidade e nos pontos de alagamento.
Comércios e residências foram atingidas em vários pontos da cidade e a madrugada de sábado para domingo foi de muito trabalho para os moradores. Conforme o prefeito Alcides Grohskopf (PMDB), a situação é delicada. “Passamos a noite correndo de um lado para o outro ajudando as famílias. Muitas foram para a casa de familiares, e algumas foram alojadas na escola Aurora Siqueira Jablonski e no ginásio do Camiseta”, informou Alcides na manhã deste domingo, enquanto prosseguia no auxílio às famílias. A Secretaria da Família vem fazendo um levantamento de quantas pessoas já precisaram ser retiradas de suas casas.
Várias ruas estão interditadas e apenas um acesso – precário – permite o deslocamento entre Rio Negrinho e São Bento do Sul. A estrada de terra já está em situação crítica, devido ao intenso movimento de carros. A BR-280 também já está interditada no bairro Vila Nova e, na ponte próximo à rodoviária, poucos centímetros de água faltam para que a pista seja também coberta.