Qual o futuro do PSDB?

Partido tucano está prestes a se fundir com PSD ou MDB

• Atualizado 3 meses atrás.

O PSDB vive um futuro incerto. Reduzido em tamanho e sem a relevância dos tempos de Fernando Henrique Cardoso, o partido tucano está prestes a se fundir com PSD ou MDB. Em entrevista recente, o presidente nacional, Marconi Perillo, foi enfático: “A gente ficou pequeno por uma série de equívocos”. Para ele, o maior erro foi não lançar candidato na última eleição presidencial, em 2022.

Em SC, o PSDB tem duas cadeiras na Alesc, com os deputados Marcos Vieira, presidente estadual e vice-presidente nacional, e Vicente Caropreso. Na Câmara federal, Geovânia de Sá assumiu a vaga após a renúncia de Carmen Zanotto (Cidadania), eleita prefeita de Lages. Na semana passada, em um encontro virtual promovido pelo diretório estadual, as lideranças reafirmaram a tese de unidade partidária. Mas a perspectiva é sombria.

Vídeo
Na reunião virtual, o deputado Marcos Vieira repassou um vídeo que recebeu do presidente Marconi Perillo, em que agradece o apoio do PSDB catarinense, o qual chama de o mais organizado do Brasil. “Vamos encontrar o melhor caminho, mas até o momento não há nada de concreto, por isso peço que vocês continuem unidos”, disse o presidente nacional da sigla.

Candidato
Marcos Vieira relatou as conversas que manteve com o deputado federal Aécio Neves e com o governador do RS, Eduardo Leite. “Ambos nos garantiram que a decisão nacional vai se basear no que a base partidária quer e que não há nada de concreto ainda”, revelou. Marcos Vieira defende candidatura própria ao governo de Santa Catarina em 2026 e colocou seu nome à disposição.

Blocos
A Alesc segue com quatro blocos para o biênio 2025-2027. O bloco Democracia, Inclusão Social e Igualdade reúne PT e PSOL, com cinco parlamentares. MDB e PSDB formam o Bloco Social Democrático, com oito deputados. União Brasil, PSD e PRD integram um segundo bloco, com sete parlamentares. Podemos, Novo e Republicanos estão num bloco com cinco integrantes.

TCE
“O novo paradigma de controle defendido pelo Tribunal da Governança Pública catarinense é de uma atuação mais próxima dos fatos e das pessoas”, destacou o presidente do TCE, Herneus De Nadal, na cerimônia que também empossou os conselheiros José Nei Ascari e Adircélio de Moraes para cargos de vice-presidente e de corregedor-geral, respectivamente.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Notas de falecimento (site) (1)
MIX - Pedal de Inverno - FOTO Elvis Lozeiko Arquivo
AMADO BATISTA - Divulgação (1)
Mulher sentada com as mãos no peito fazendo exercício de respiração
MIX - arraia Aparecida

Mais lidas

Notas de falecimento (site) (3)
WhatsApp Image 2025-07-02 at 18.16
WhatsApp-Image-2025-06-30-at-19.56
Notas de falecimento (site) (6)
WhatsApp-Image-2025-01-03-at-14.50

Notícias relacionadas