Segunda-feira, 21 de abril de 2025

Professor tem projeto contemplado pela Câmara dos Deputados

• Atualizado 10 anos atrás.

No final de agosto, o professor de história Felipe Ricardo Lovemberger irá realizar um sonho que sempre lhe acompanhou: conhecer Brasília e a sede dos poderes Legislativo e Executivo federal. Porém, sua ida à capital tem um sabor diferente, já que ele foi o único professor da região Sul aprovado no projeto Plenarinho Mirim, da Câmara dos Deputados. Além de Felipe, apenas outros cinco professores de todo o território brasileiro foram escolhidos. A iniciativa visa aproximar escolas e Câmara dos Deputados.

Com todas as despesas pagas, o professor fica em Brasília, entre os dias 31 de agosto e 6 de setembro. Lá participa de um curso que pretende aprofundar o projeto que ele desenvolverá com os estudantes do 8º ano do Colégio Global, onde leciona, e que tem como tema “O Jovem: a ferramenta política contemporânea”. “Quero justamente trazer a política para perto dos jovens, colocar em prática o ensino do legislativo”, relaciona. Para isso, os alunos analisarão todos os projetos aprovados pelos deputados ao longo da 54ª legislatura. “Tivemos alguns projetos mais polêmicos, como a PEC das Empregadas Domésticas, e o próprio marco regulatório da internet”, aponta Lovemberger.

Conforme ele, sua proposta objetiva justamente aproximar os jovens da política, mas não no papel de políticos, e sim para que entendam o processo. “Não adianta somente falar mal, se não souber tudo o que foi feito”, acredita. A ideia de aprofundar o estudo político com os estudantes veio justamente de seu plano de aula na disciplina de história, em que estuda-se o filósofo Montesquieu, famoso por sua tese de separação dos poderes entre Executivo e Legislativo. Para melhor compreensão do trabalho do pensador do século XVI, Felipe aborda a contemporaneidade com os estudantes. “Pelas redes sociais, é possível que as pessoas se aproximem, e esta mesma rede pode ser usada de forma construtivista, focando justamente o fortalecimento da democracia mediante discussões e fiscalização dos poderes”, argumenta.

Com projeto encaminhado – e aprovado –, o professor de São Bento agora participará inicialmente de uma formação online, fornecida pela própria Câmara dos Deputados, e depois segue para Brasília a fim de concluir os estudos. Passada essa fase, trabalhará o tema com seus alunos. “Primeiro irei aprofundar os conhecimentos, para então colocar em prática”, sintetiza. E resume sua importância: “Os jovens têm de ser proativos, precisam estar à frente das discussões políticas e serem responsáveis. Ainda mais neste ano, que é eleitoral.”

Últimas notícias

Dom João 2
Papa 2
Papa
Mega Sena site
Morte moto site

Mais lidas

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Notícias relacionadas