A forte chuva que caiu no fim de semana em São Bento do Sul causou ocorrências em alguns locais, caso da Estrada Pessegueiro (alagamento), no bairro Mato Preto, em São Bento do Sul, e na localidade de Rio Natal (deslizamento), em São Bento do Sul. Culpa dos 75,6 milímetros (mm) de chuva acumulados a tarde de sexta-feira e a tarde de domingo (29), conforme registros da estação da Epagri/Ciram na localidade de Fundão.
As precipitações foram maiores ainda em Campo Alegre (78,8mm) e em Rio Negrinho (94mm), de acordo com os totais contabilizados respectivamente nas estações de Faxinal e da Fazenda Rudnick. As temperaturas, no mesmo período, ficaram entre 14,08ºC e 26,83ºC na região.
Órgão da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram) afirma que as condições chuvosas devem prosseguir no Estado a partir desta segunda-feira (30), inicialmente atingindo a parte oeste do território catarinense e depois se estendendo às demais regiões. Os termômetros devem ficar mais em alta, segundo a meteorologista Marilene de Lima.
Segundo a profissional, na quarta pode haver uma pequena pausa na chuva, mas já na quinta a condição deve retornar, ainda que em pouca quantidade em São Bento.
Na previsão por município, a Epagri/Ciram aponta acumulados de 37,2mm entre hoje e quinta-feira e São Bento e municípios vizinhos, com temperaturas chegando a 26ºC nesta segunda e nesta terça-feira e não ultrapassando os 18ºC na quarta e no dia seguinte.
3 a 13 de novembro
O mês de novembro começa com melhora no tempo. “Nos períodos de 3 a 7 e de 10 a 13, a condição é favorável à maior presença de sol, com tempo mais estável e firme na maior parte das regiões de Santa Catarina”, ressalta Marilene. “Nos dias 8 e 9, um intenso sistema de baixa pressão no sul do Brasil traz chuva e temporais para todas as regiões catarinenses”, ressalta a meteorologista.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕