O município de São Bento do Sul está intensificando a campanha “Não dê esmola, dê oportunidade”, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de promover a inclusão social das pessoas em situação de rua, em vez de contribuir para a manutenção dessa condição.
A ação é conduzida pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que desempenha um papel essencial no atendimento à população em situação de rua. Através do Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, o Creas oferece acolhimento, escuta qualificada, acompanhamento especializado e acesso a direitos e benefícios sociais, buscando a construção de um projeto de vida digno e sustentável para esses cidadãos.
Comitê intersetorial
Para fortalecer ainda mais essa rede de atendimento, o município instituiu um comitê intersetorial, que reúne representantes da Assistência Social, de outras secretarias da Prefeitura, da sociedade civil organizada, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Polícia Civil.
O objetivo do comitê é desenvolver uma política pública efetiva, integrada e permanente para o atendimento das pessoas em situação de rua. A primeira reunião já foi realizada, e novas ações estão programadas para as próximas semanas. Assim, ao avistar pessoas utilizando a rua como moradia, o recomendado é acionar o Creas, pelo telefone 3633-7041, e após às 16h30, pelo (47) 98496-1038.
Se a pessoa está ferida ou em situação de emergência, deve-se acionar o Samu (192) ou Bombeiros (193). E no caso dela apresentar comportamento agressivo ou risco à segurança, a recomendação é acionar a Polícia Militar (190).
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕