Membros do programa “Penso, Logo Destino” e da Comissão Interinstitucional de Apoio à coordenadoria local do programa reuniram-se na manhã desta terça-feira (29) com representantes do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC) em São Bento do Sul. Durante o encontro na sede do Samae, foram apresentados detalhes sobre a iniciativa do órgão ambiental catarinense, que está implantando atividades na região. Da mesma forma, foram detalhadas as funções das pessoas que, a partir de agora, estarão envolvidas mais diretamente com os trabalhos.
O coordenador municipal, Paulo Schwirkowski, lembra que diferentes atividades já são executadas em São Bento do Sul, por meio de ações como os Ecopontos e o Local de Entrega Voluntária (LEV), bem como a destinação de pilhas, baterias e pneus, por exemplo, nesse caso em parceria com a Vigilância Sanitária. “Ou seja, já temos uma estrutura básica de funcionamento. Porém, são necessários ajustes e melhorias, inclusive trabalhando com mais divulgação”, diz, acrescentando que outras reuniões serão realizadas nos próximos meses, para continuidade dos trabalhos.
Paulo relata que o Local de Entrega Voluntária vai funcionar como uma espécie de central de armazenamento de materiais recolhidos. Para isso, serão feitas algumas melhorias na estrutura localizada no bairro Brasília. “Tudo será centralizado no LEV, onde as empresas conveniadas ao IMA vão buscar os materiais para dar a destinação correta”, explica o coordenador. “Em algumas questões o Município assumia o custo”, completa, esclarecendo que, com o programa em São Bento, as empresas vão se responsabilizar pela logística.
O que é
Criado pelo IMA em 2019, o programa “Penso, Logo Destino” tem por finalidade a conscientização e o envolvimento da comunidade para o descarte correto dos resíduos sólidos, “tornando Santa Catarina o primeiro Estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa”, segundo o órgão estadual. “Para isso, atua como o mediador entre os comerciantes, administração municipal e população para o descarte adequado dos resíduos”, completa o instituto.
Cerca de 20 municípios já integram a iniciativa, dentre eles alguns da região, como Rio Negrinho, Campo Alegre, Mafra, Canoinhas, Major Vieira, Três Barras, Itaiópolis, Monte Castelo e Papanduva.
Saiba mais em www.ima.sc.gov.br.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕