Os pórticos existentes no acesso a Rio Natal e na localidade de Ano Bom, próximo a Corupá, serão substituídos por novos modelos idealizados pela Arquiteta e Urbanista, Shyarra Robl Becker, da Casa Rara, e pela Engenheira Civil, Marina de Assis, da Ampla Engenharia. Elas venceram um concurso realizado através de uma parceria entre público-privado e por iniciativa das vereadoras Carla Hofmann e Terezinha Dybas.
Antes de iniciar o projeto, as profissionais exploraram a região e fizeram uma imersão na cultura polonesa, aproximando-se de famílias com descendência. Livros originários do país do Leste Europeu, obtidos com clientes e repletos de imagens que valorizam a estética e as construções, também foram cruciais para dar o pontapé inicial. “A partir dessas fotos sugiram as primeiras ideias”, conta Shyarra.
Outra tradição associada à Polônia e que inspiraram as são-bentenses foram os ovos pintados à mão (pisanki), costume que remonta há séculos e é especialmente popular durante a Páscoa.
Todas as cores, o folclore, os costumes, a leveza da dança e os detalhes minuciosos dos trajes foram trazidos ao projeto, assim como as clássicas Matrioskas, que consistem em uma série de bonecas de madeira colocadas uma dentro da outra. Elas estarão dispostas ao longo do trajeto e funcionarão como painéis interativos, ou seja, um convite para as pessoas a se aproximarem, colocarem seus rostos e tirarem fotos.
A intenção, conforme Shyarra, é que os novos pórticos promovam a valorização da história e da identidade cultural da região. “Eles vão trazer turismo à rota e mais prosperidade para toda a comunidade”, afirma.
O concurso
Para colocar o projeto em prática, as vereadoras Carla e Terezinha buscaram o auxílio de diversos profissionais, como o diretor de A Gazeta, Cezar Celeski; o ex-vereador Marco Viliczinski; a diretora de Turismo, Denise Thomas; o engenheiro civil Mauro Osowski e do presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Planalto Norte (AEAPLAN), Charles Costi. Já com a Prefeitura levantaram dados básicos, como largura da rua e altura do portal, para compor todo o edital.
O concurso teve a adesão de cinco profissionais, totalizando três projetos. Além de Shyarra e Marina, os arquitetos Bruno Schade e Rodrigo Matos da Silva, e a engenharia Gabriele Karsten apresentaram seus desenhos para a área rural.
A comissão avaliadora, por sua vez, foi formada por Mário Kurowski (Presidente da Sociedade Polonesa de São Bento), William Jorge Pscheidt (Arquiteto e professor do Curso de Arquitetura da Univille), José Ruda (proprietário do restaurante Ruda), Zuleica Voltolini (presidente da Câmara de Vereadores), Joel Machado (representante do turismo privado) e Jucelino Kellner (representante da AEAPLAN).
As vereadoras ficaram surpresas com as propostas e com o empenho dedicado a essa iniciativa. Agora, elas pretendem buscar o suporte do poder público para desenvolver a parte estrutural dos pórticos. “O acabamento conseguimos com mais facilidade. Mas, se for para viabilizar tudo, o trabalho será bem mais difícil”, comenta Carla.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕