Terça-feira, 22 de abril de 2025

Moradores protestam por melhorias no Morro Jaraguá

• Atualizado 1 anos atrás.

Moradores da Rua Estanislau Fuhrmann, conhecida por Morro Jaraguá, no bairro Brasília, cansaram de esperar por respostas do Poder Público e realizaram uma manifestação pacífica na tarde desta segunda-feira (11). A mobilização, que contou com a presença da vereadora Carla Hofmann, pedia melhores condições de trafegabilidade pela via, que não possui pavimentação.

Conforme os moradores, a rua não tem segurança para pedestres ou veículos. “O local está bem precário. Não tem lugar para pedestres, passo todo santo dia ali. Não tem calçada e nem rua mesmo. A obra era pra ser feita de concreto, mas já faz mais de ano que prometeram e até agora nada”, diz um dos moradores.

Segundo outra pessoa que reside no local, o trânsito fica ainda mais complicado nos horário de pico, como no final da tarde. “Como tem muitas pessoas e veículos que passam ali, pelas 17 horas tem crianças na rua, carros que não tem como subir direito. Parece uma roça do Rio Natal”, comentou.

Edson da Luz, presidente da Associação de Moradores da Vila São Paulo, frisou que a manifestação desta segunda foi justamente para alertar as autoridades sobre a situação precária da via.

“Com as chuvas do ano passado, causou uma cratera causando a interdição. A Secretaria de Obras fez uma medida paliativa, retirou as lajotas e não recolocaram, causando assim um transtorno muito grande e prejuízos a automóveis, além do perigo constante de acidentes”, disse.

“A medida certa a ser tomada ali é concretar aquela rua. Segundo informações, está em licitação para esse trabalho. Estamos aguardando o desfecho dessa situação o mais breve possível”, completou.

A vereadora Carla Hofmann disse se tratar de uma questão de segurança pública. “Faz praticamente um ano que foram retiradas as lajotas para fazer um reparo na tubulação. Estão desde lá para repor e ainda não fizeram. Os moradores estão preocupados pela condição da via, é um aclive, muito sinuosa, sem calçada ou passeio para pedestre e um lado da via precisa de um guarda-corpo”, disse.

“Os moradores e estudantes tem que adentrar a rua para descer o morro. E a situação é muito perigosa! A reivindicação é por mais segurança e concreto na via. Acho que seria muito importante uma intervenção com colocação de um guarda-corpo e um passeio para pedestres”, completou.

O que diz a prefeitura
A Secretaria de Obras conversou nos últimos dias com os moradores da via. “Iniciou no dia de ontem (segunda) a empresa contratada de calseteiro depois de seis meses de trabalho, pela dificuldade desse tipo de mão de obra. Também, no final da semana passada iniciou a entrega das lajotas, já que a empresa vencedora dessa licitação é de Blumenau”, explica o secretário Luiz Neri Pereira, o Magrão.

Segundo Magrão, nesta segunda deu-se início às obras na Rua Ernesto Beckert, no bairro Rio Negro, com previsão de conclusão nesta semana. “Essa semana inicia também no Morro Jaraguá. Vamos fazer essa reforma necessária e já estamos trabalhando o projeto para pavimentação em concreto da rua toda até o início do asfalto, já que os paralelepípedos estão em péssimo estado”, comentou.

Atualização
Na manhã desta quarta-feira (13), o Morro Jaraguá foi fechado temporariamente, por aproximadamente 2 horas, para permitir o descarregamento de paver, um tipo de lajota, que será utilizado nos trabalhos de calçamento na via.

  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Dom João 2
Papa 2
Papa
Mega Sena site
Morte moto site

Mais lidas

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Notícias relacionadas