Tema que tem chamado muito a atenção em todo o país, e também ocorre em São Bento do Sul, é quanto a candidatos que “mudaram de cor” entre eleições anteriores e a atual. Alguns passaram de branco para pardo, pois a legislação garante parte maior de recursos para candidatos declarados pardo ou negro. Mas um caso em especial chamou a atenção do Ministério Público Eleitoral, envolvendo uma candidata a vereadora pelo PT são-bentense. Na eleição passada, a candidata se declarou como “branca”, mas na eleição atual se autodeclarou “negra”.
O MPE está cobrando explicações dela sobre sua repentina e abrupta mudança de cor. Cópias do processo estão circulando nas redes sociais envolvendo a candidata petista. Porém, os que mudaram de branco para pardo estão em diferentes partidos nestas eleições.
Ainda está em fase de checagem para verificar possíveis inconsistências entre os registros eleitorais passados e os atuais. Até o momento, já foram identificados pelo menos quatro casos de candidatos em São Bento do Sul que alteraram suas declarações raciais, mas esse número pode aumentar conforme a investigação avance e logo os nomes devem ser divulgados.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕