O clima de competição vai tomar conta da Promosul neste sábado (26). O local será sede da 5ª etapa da Liga Litorânea de Tênis de Mesa, competição que reunirá 282 atletas de quase 20 cidades catarinenses, como Joinville, Florianópolis, Barra Velha e Brusque. O evento esportivo iniciará às 8 horas e deverá seguir até a noite, sendo organizado pela São Bento Associação de Tênis de Mesa (SBATM), com o apoio da Fundação Municipal de Desportos (FMD).
A delegação do município estará presente no evento com a participação de 78 atletas, com idades entre 6 a 60 anos. “Até hoje nunca teve uma cidade que inscreveu tantos atletas para a Liga”, menciona Stuart Hoffmann, treinador do SBTAM e um dos organizadores do evento.
E para quem não está familiarizado com a disputa, ela é uma das mais importantes do calendário esportivo para os mesa-tenistas de Santa Catarina, sendo filiada à Federação Catarinense e à Confederação Brasileira da modalidade. Ao longo deste ano, serão seis etapas, das quais o município será a sede neste mês.
Criada em 2003, a competição começou com apenas três cidades: São Bento do Sul, Joinville e Três Barras, sendo chamada apenas como Liga Leste. Em seguida, Brusque se juntou ao grupo, e com o tempo, atletas de outros municípios começaram a competir, e a prova passou a ser conhecida como Liga Litorânea em 2015.
Conforme Stuart, o objetivo da liga é oferecer uma alternativa acessível para iniciantes, permitindo que novos atletas tenham a oportunidade de competir sem os altos custos das competições estaduais. Além disso, serve para revelar novos talentos na modalidade, como a são-bentense Dani Rauen, que teve seu início na Liga Litorânea e hoje coleciona importantes vitórias, incluindo a participação em três edições dos Jogos Paralímpicos, com três medalhas conquistadas.
Prestigie
Nesta etapa, serão disputadas 33 categorias, com medalhas para os quatro primeiros colocados de cada uma. O torneio aberto, destinado a todas as idades, também oferecerá medalhas e prêmios em dinheiro. E para deixar o clima de competição ainda mais animado, haverá o desafio inédito chamado “Jogada de Craque”, onde os competidores poderão gravar vídeos das suas melhores jogadas e depois divulgá-los em suas redes sociais para votação. O vencedor também será presenteado com brindes.
O local contará com 30 mesas; dessas, 24 serão para competição e seis para treinos e atividades recreativas. E para que o evento aconteça, o SBATM precisou realizar algumas adaptações na Promosul para receber os competidores, incluindo a compra de lâmpadas e a instalação de fiação elétrica.
Alimentação e outras ações
A organização também preparou uma praça de alimentação com opções de almoço a preços acessíveis, sendo R$ 30 para quem reservar antecipado e R$ 35 na hora. Quem deseja adquirir o cartão, deve reservar pelo (47) 92000-7228.
Além disso, haverá atividades extras como mini vôlei, xadrez e kurling, de forma gratuita para todos os presentes. E para aqueles que não puderem ir até o local para torcer pelos são-bentenses, a Liga Litorânea terá transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook, na página da São Bento Associação de Tênis de Mesa (SBATM).
Apoio ao esporte
Além de contar com o apoio da FMD, Stuart reforça a ajuda que vem recebendo de outros departamentos da Prefeitura, como as secretarias de Administração, Saúde, Obras e Educação. Há ainda a parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do município.
E, principalmente, para arcar com os custos do evento, o SBATM recebeu o patrocínio de 32 empresas, que foram fundamentais para a concretização da competição. A entrada e estacionamento serão gratuitos.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕