Uma ação do Corpo de Bombeiros Militar e do Departamento de Trânsito Urbano (Detru) foi promovida na quarta-feira (29) para encerrar a campanha do Maio Amarelo. O movimento, que nasceu com a proposta de chamar a atenção da comunidade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, visou, em São Bento do Sul, orientar alunos de escolas municipais, estaduais e particulares sobre os cuidados no trânsito.
Para fomentar ainda mais a iniciativa, alunos da Escola Roberto Grant puderam acompanhar a simulação de um atropelamento. Durante a ação, o tenente Levi Ribeiro, da 2ª Companhia do 9º Batalhão de Bombeiros Militar, juntamente com o agente de trânsito do Detru, Abdiel Magnus, narraram o passo a passo do atendimento para que os alunos soubessem como agir em casos de acidentes e como prevenir essas situações no dia a dia. O foco foi principalmente no dever de cada um, utilizando as faixas de pedestres e calçadas, e no papel dos motoristas durante a circulação na via, respeitando os limites de velocidade e demais sinalizações viárias.
“Nós atuamos na fase de resposta, quando há um acidente. Mas quando trabalhamos na prevenção, evitamos danos e salvamos vidas que poderiam ser perdidas. Percebemos, durante nossas ocorrências, que existem muitos casos de atropelamento e, além disso, temos um fluxo significativo de veículos na região, como, por exemplo, o trajeto da Serra Dona Francisca e outros pontos. Então, com isso, vêm os acidentes. Por isso é tão importante a prevenção, e nós, como instituição do Estado, somos solidários a essa campanha”, pontuou o tenente Levi.
A aluna do 2º ano da Escola Roberto Grant, Flávia Silveira, atuou como a pedestre atropelada durante a simulação. Segundo ela, foi uma experiência única que trouxe, de maneira mais lúdica, a importância de se manter atenta no trânsito. “Estamos inaugurando um projeto de teatro aqui na escola e esse momento serviu para colocar em prática essa ação também. Sobre a iniciativa, mesmo sabendo desde pequena como se comportar na rua, ver agora realmente o que pode acontecer é algo diferente, que causa impacto em todos os estudantes”, disse a aluna.
Números
Conforme dados do Corpo de Bombeiros, em 2023 foram atendidas 269 ocorrências de sinistro de trânsito em São Bento do Sul, principalmente nos horários de pico. Ao todo, foram 324 vítimas atendidas, na maioria homens com idade média de 32 anos. Os bairros com maior frequência de ocorrências são: Centro, Serra Alta, Oxford, Colonial e Progresso.
A matéria completa você confere na edição do jornal impresso de quinta-feira (30) e sexta-feira (31).
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕