Histórias inspiradoras de mulheres que atuam na agricultura poderão ser conferidas no livro “Entre o batom e a enxada”, desenvolvido pela servidora da Secretaria de Agricultura, Marina Aparecida dos Santos, com o apoio do Engenheiro Agrônomo, Rogério Pietrzacka, do secretário da pasta, José Erminio Grein, e de todo o departamento.
O exemplar será lançado no dia 6 de outubro, às 14 horas, na Sociedade De Cantores 25 De Julho (Saengerhalle). O evento também contará com sessão de autógrafos, apresentações culturais e, claro, a participação daquelas que deram forma e vida à obra.
Marina conta que a ideia começou a ser estruturada em celebração aos 150 anos do município. Por isso, o poder público ficará responsável pela impressão dos exemplares, que serão entregues gratuitamente no dia do lançamento. A princípio, ela pensou em coletar relatos para publicação no jornal, mas recebeu o estímulo da Epagri para unir todos os materiais em um livro.
O trabalho teve início em outubro do ano passado, quando a servidora começou a visitar as propriedades. Ela esteve em vários bairros, como Rio Natal, Rio Vermelho, Dona Francisca, Mato Preto, entre outros, conectando 50 mulheres, com características e experiências distintas, mas que desempenham um papel fundamental dentro da comunidade rural.
“Cada história é uma superação. Tem aquela que venceu o câncer, a mulher que teve vários filhos e continuou na lida para sustento da família e aquelas que lutaram e conseguiram mostrar o seu valor dentro da agricultura”, revela.
Para surpresa de Marina, o projeto começou a tomar proporções cada vez maiores, excedendo as páginas. As agricultoras formaram um grupo e hoje realizam encontros na intenção de fortalecer a amizade, realizar mais projetos que beneficiem suas propriedades e a região e estimulem a liderança e o empoderamento feminino.
Uma das propostas, inclusive, é mostrar a história delas em formato audiovisual. Neste caso, a servidora busca um proponente para dar sequência ao projeto com o auxílio da Lei Paulo Gustavo.
Colaboração
O livro também conta com a colaboração do professor, escritor e historiador José Kormann. Ele fez a abertura do exemplar com uma introdução sobre a história do município e ainda citou algumas mulheres que tiveram destaque e exerceram papéis fundamentais naquela época.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕