Aposentados e pensionistas do INSS estão sendo alvo de um novo golpe: criminosos estão enviando mensagens falsas prometendo o ressarcimento imediato de descontos ilegais, aproveitando-se da repercussão da Operação Sem Desconto. O alerta foi divulgado pelo Ministério da Previdência Social, que orienta a população a não clicar em links ou fornecer dados pessoais.
De acordo com o governo, o ressarcimento dos valores descontados de forma irregular será feito automaticamente na folha de pagamento de maio, entre os dias 26 de maio e 6 de junho, sem necessidade de solicitação ou comparecimento às agências do INSS. Já os descontos anteriores a abril serão analisados por um grupo da Advocacia-Geral da União.
A Operação Sem Desconto, deflagrada na quarta-feira (23), investiga organizações que cobravam mensalidades associativas sem autorização dos beneficiários, com estimativa de desvio de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.
O Ministério da Previdência reforça que todos os comunicados oficiais serão feitos apenas pelos canais do governo e pede que aposentados denunciem tentativas de golpe.
As informações são do portal Agência Brasil
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕