Estão sendo cada vez mais frequentes os golpes em negociações online pela região, causando grandes prejuízos financeiros às vítimas. O golpe mais recente ocorreu quarta-feira (2), em Campo Alegre, envolvendo a venda de um trator, deixando um prejuízo de R$ 55 mil. Três dias antes, em São Bento do Sul, outro caso foi registrado, desta vez, relacionado à venda de uma S-10, em que a vítima perdeu R$ 45 mil.
A Polícia Militar alerta sobre esse tipo de crime, conhecido como Golpe do Atravessador, que tem sido cada vez mais frequente em plataformas como a OLX e o Marketplace. Criminosos se passam por intermediários em negociações e enganam tanto o comprador quanto o vendedor, desaparecendo com o dinheiro e deixando prejuízos para ambas as partes.
Como funciona o golpe?
O golpista encontra um anúncio real e entra em contato com o vendedor. Em seguida, ele cria um anúncio falso, oferecendo o mesmo item por um preço mais atrativo. Um comprador desavisado se interessa pelo anúncio falso e negocia diretamente com o golpista, acreditando ser o verdadeiro dono do produto.
O golpista coordena a negociação entre as partes e recebe o pagamento da vítima. O vendedor, achando que a venda foi concretizada, entrega o produto ao comprador. O criminoso desaparece com o dinheiro, deixando prejuízo para ambos.
Como se proteger?
Negocie diretamente com o comprador ou vendedor, sem intermediários. Desconfie de negociações apressadas e preços muito abaixo do mercado. Sempre verifique os dados do comprador ou vendedor antes de realizar qualquer pagamento.
Se for vendedor, só entregue o produto após confirmação de valor na sua conta. Se desconfiar de um golpe ou foi vítima, procure imediatamente a Polícia Militar e registre um boletim de ocorrência.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕