“São Bento do Sul está de parabéns pela bela iniciativa, esperamos que no ano que vem o evento seja novamente realizado”, elogiou o casal José Carlos Grossl e Anazira Dranka Grossl, residente em Piên e que assistiu as apresentações no Centro Cultural Genésio Tureck, sábado à noite.
O plattler
O plattler é o sapateado praticado originalmente por homens, mas as mulheres também o embelezam. As primeiras evidências de existência da cultura estão registradas em desenhos por volta dos anos 1500, nos Alpes. Na Alemanha, as primeiras sociedades com objetivo de preservar a tradição de coreografias e trajes típicos do plattler iniciaram por volta de 1880.
Um bom público e de todas as idades compareceu ao 2° Festival de Plattler, organizado pelo grupo folclórico Jäger Volkstanzgruppe, da Sociedade Atiradores 23 de Setembro. A abertura ocorreu no Centro Cultural Dr. Genésio Tureck, com a participação de grupos folclóricos, da Banda Treml e do Duo Loni e Traudi. O desfile de lanternas até a Sociedade Atiradores 23 de Setembro foi cancelado devido à chuva.
José Carlos se emocionou com as apresentações “Isso é realmente resgatar a cultura”, disse. Também elogiou a apresentação da Banda Treml, que, segundo ele, a última vez que viu a apresentação foi há 30 anos, quando foi inaugurada uma ponte no interior de Piên. “Na outra edição estaremos novamente aqui”, citou.