O mês de julho fechou com saldo positivo no setor de turismo em Santa Catarina. Dados da Fecomércio mostram que este foi o primeiro mês do ano com resultado de contratações superior ao de demissões, mantendo mais 223 postos de trabalho na área, o que demonstra uma tendência satisfatória para todo o semestre.
“É um movimento que sinaliza que o turismo está indo um pouco melhor que o ano passado. Além da boa temporada e de eventos importantes, como a Ocean Race em Itajaí, o Festival de Dança em Joinville, ou as agendas realizadas no Expocentro de Balneário Camboriú, as empresas seguiram em condições favoráveis de manter seu fluxo nos meses de junho e julho, nem sempre positivo em nosso estado”, explicou o presidente da Fecomércio, Hélio Dagnoni.
O levantamento aponta que o saldo reduz o acumulado do ano para -1.209 e as atividades com melhor desempenho foram Hotéis (59), Agências de Viagem (45) e Lanchonetes, Bares e similares (40).
“Foi um movimento natural, o que nos leva para boas expectativas nos próximos meses”, comentou o coordenador do observatório do turismo da Fecomércio, André Carvalho.
A vinda de novos voos diretos e de baixo custo da Argentina, Uruguai e Peru, anunciados pela Sky, deixam o empresário do turismo esperançoso, mas também preocupado. A temporada tende a ter um impacto ainda maior na empregabilidade, mas exige maior preparo da força de trabalho, como o idioma.
“Se considerarmos que a maior parte das empresas é micro, temos um desafio para dispor de pessoal adequado. Ao mesmo tempo, Lima pode se tornar um ponto de apoio importante para voos vindos de outras regiões, como a América Central, então estes novos visitantes podem prover uma demanda inédita para o Estado, em volume de estrangeiros e origem diversificada, exigindo maior qualidade de serviços”, analisou.
Levando em consideração que os números de empregabilidade apresentam o maior volume de contratações em nível de escolaridade apenas com o ensino médio, o empregador deverá se preparar com cursos de capacitação e treinamentos especializados na área.
“Estamos caminhando para uma temporada com aumento significativo de voos internacionais e que vão demandar um público maior e de maior poder aquisitivo também. E tudo isso irá demandar mão de obra qualificada. Esse turista que escolheu vir para cá e não optou por outro lugar, como o caribe, quer ser tão bem atendido quanto lá. E com isso queremos fidelizar esse visitante”, finalizou.
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