Faixa elevada, lombadas e sinalização: veja o resultado da enquete de A Gazeta

População opinou sobre os problemas em diversos pontos através de enquentes no Instagram

• Atualizado 3 meses atrás.

O trânsito em São Bento do Sul tem sido um tema recorrente de discussão entre moradores e autoridades locais. Recentemente, o Jornal A Gazeta abordou os principais problemas de trânsito do município por meio de uma série de reportagens, incluindo enquetes publicadas no Instagram (@gazetasbs), questionando algumas ações que poderiam contribuir para a mobilidade urbana.

O objetivo foi entender a opinião da comunidade e sugerir possíveis soluções. Na ocasião, a resposta da população trouxe à tona diversos pontos críticos e ideias para melhorar a segurança e a fluidez nas vias da cidade, informações que foram repassadas ao Departamento de Trânsito Urbano (Detru) de São Bento do Sul.

O primeiro tema abordado nas redes sociais foi a implantação de uma travessia elevada na Rua Capitão Ernesto Nunes, discutindo se essa medida reduziria os riscos de acidentes, especialmente para pedestres. Ao todo, 64% dos 103 participantes responderam afirmativamente, que essa medida do poder público poderia resolver o problema. Entre as sugestões adicionais, estavam a melhoria na iluminação, instalação de semáforos e radares.

A segunda enquete focou na Rua Manoel Tavares, na subida da Escola Orestes Guimarães, onde 94% das 437 respostas apontaram os pedestres como os principais culpados pelos acidentes. Sugestões nos comentários da reportagem incluíram a remoção da faixa de pedestres próxima, mudança de sentido da Rua Manoel Tavares, inclusão de faixas elevadas e maior fiscalização dos pedestres.

A terceira enquete revelou que 84% dos 135 respondentes acreditam que há muitas lombadas em São Bento do Sul. Assim como na Rua Capitão Ernesto Nunes, houve várias sugestões para o retorno das lombadas eletrônicas. O Detru reconhece que, em alguns pontos, a fiscalização eletrônica seria mais eficaz.

Com 90% das respostas indicando que os moradores sabem usar a faixa de pedestres, os principais problemas foram identificados em vias duplas de mão única e com motociclistas que trafegam pelos chamados “corredores”. A recomendação das autoridades é reforçar a educação sobre a utilização correta da faixa, destacando a importância de ver e ser visto.

Quanto à sinalização viária, último tema da enquete, 89% dos 103 participantes acham que ela é confusa em toda São Bento. Problemas específicos incluíram a sinalização da Rua Antônio Kaesemodel, a necessidade de repintura das faixas de pedestres e a má qualidade da tinta usada atualmente. O diretor de Trânsito mencionou que mudanças na sinalização estão sendo implementadas, incluindo uma revisão das placas e das faixas de pedestres.

Confira nos links abaixo as matérias abordadas pela A Gazeta sobre o assunto:

– Comerciante e Detru falam sobre melhorias na entrada do bairro Progresso
– Desrespeito é a causa de acidentes em faixa perto do Orestes Guimarães
– Detru tem intenção de diminuir número de lombadas em São Bento
– Somente em 2023, foram 269 acidentes de trânsito e 324 vítimas
– Somente no primeiro semestre, trânsito de São Bento recebeu 700 novos veículos

Assista
Caso não tenha acompanhado a série em nossas redes sociais, assista no canal do Youtube de A Gazeta as entrevistas com a comunidade e autoridades sobre algumas análises do trânsito em São Bento.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Pia de banheiro branca em móvel em madeira com placa de decoração com frase no canto da pia
Pessoas observando um balão prateado em forma de disco voador flutuando no céu
Notas de falecimento (site)
Mulher sentada fazendo a unha com uma pedicure em uma sala com paredes brancas e poltronas bege
montagem de fotos

Mais lidas

WhatsApp Image 2025-07-08 at 15.03
pexels-cottonbro-10466266
acidente no bairro centenário
WhatsApp Image 2025-07-09 at 15.43
Ozany-Pfleger-feminicidio-Rio-do-Sul-944x531

Notícias relacionadas