Segunda-feira, 28 de abril de 2025

Desrespeito é a causa de acidentes em faixa perto do Orestes Guimarães

Aumento no número de acidentes e de vítimas reacende debate sobre os cuidados em São Bento

• Atualizado 25 dias atrás.

O debate sobre o trânsito de São Bento do Sul tem se estendido a vários pontos do município. Um local onde os acidentes são frequentes é na Rua Manoel Tavares, no Centro, que dá acesso à Escola Orestes Guimarães. Neste trecho, a imprudência principal é dos próprios pedestres.

Muitos dos que estão a pé não atravessam a via corretamente, tentando passar por um ponto cego, onde motoristas só conseguem perceber que há alguém atravessando a rua ao terminar de fazer a curva da Avenida Argolo. Neste ponto, uma cerca de proteção foi implantada para impedir a passagem e uma faixa acima da via foi pintada, algo que infelizmente não é respeitado e vários acidentes são registrados, inclusive com alunos.

Franciele Carvalho Campos possui sua loja logo na esquina e tem uma sobrinha que estuda no Orestes. Ela compartilhou suas observações sobre o comportamento dos pedestres e motoristas na área, e comentou que flagra as irregularidades várias vezes ao dia. “A maioria das pessoas não respeita a faixa, mesmo com a proteção instalada. Muitas vezes, os pedestres passam direto, sem olhar para os dois lados, e alguns até pulam a proteção, não chegando até a faixa. É comum ouvir freadas bruscas”, conta.

Segundo ela, a imprudência é diária. “Moro do outro lado e atravesso diariamente. Paro, olho para os dois lados e vou até o meio da rua, pois muitas vezes os motoristas não param ou as motos passam pelo meio”, explicou a comerciante, ressaltando a necessidade de maior atenção e orientação, principalmente para crianças.

O diretor do Departamento de Trânsito Urbano (Detru), Alessandro Valmor Frederico, anunciou que a fiscalização será intensificada em pontos críticos, especialmente em horários de pico e em frente às escolas. “O pedestre tem responsabilidade, mas a maioria dos acidentes ocorre por imprudência dos motoristas. Temos faixas de pedestres bem sinalizadas, mas muitos motoristas não reduzem a velocidade. A fiscalização também é uma forma de educação. Vamos focar em pontos como a faixa da Escola Orestes Guimarães, onde a conduta de pedestres e motoristas precisa ser revista”, comentou.

A Gazeta preparou uma série de matérias sobre o assunto, as quais podem ser acessadas por meio dos links abaixo:

– Comerciante e Detru falam sobre melhorias na entrada do bairro Progresso
– Detru tem intenção de diminuir número de lombadas em São Bento
– Somente em 2023, foram 269 acidentes de trânsito e 324 vítimas
– Somente no primeiro semestre, trânsito de São Bento recebeu 700 novos veículos

Confira também a reportagem em vídeo:


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

sirene-pm-iml-igp-morte_12426-750x430
Casa-pega-fogo-apos-homem-armado-com-machado-invadir-imovel-em-SC-1-944x531
Acontece SC 1
Design sem nome (1)
notas de falecimento (1)

Mais lidas

WhatsApp Image 2024-08-29 at 16.49
Dom João 2
WhatsApp Image 2025-04-25 at 11.32
Morte moto site
pexels-cottonbro-10466266

Notícias relacionadas