Um atropelamento que resultou na morte de uma mulher de 64 anos, no mês passado, levantou a discussão sobre a segurança na faixa de pedestres localizada na Rua Capitão Ernesto Nunes, próximo à Padaria Bertovan e Mercado Guaira, na entrada do bairro Progresso. No local, dias depois, outra mulher quase foi atropelada ao atravessar a via.
Segundo o comerciante Aldo José, proprietário do Mercado Guaira, a falta de atenção e a imprudência no trânsito são problemas recorrentes. Com 42 anos de comércio no local, Aldo afirmou que a rua sempre foi um dos principais acessos à cidade e, com o aumento do fluxo de veículos e alterações no trânsito, o risco de acidentes aumentou. “As pessoas abusam da velocidade, não respeitam a sinalização e muitos dirigem com o celular na mão. Freadas bruscas são frequentes, especialmente quando um carro freia para os pedestres e o veículo na faixa ao lado não”, relata.
O empresário dá a sua sugestão para evitar que mais alguma tragédia aconteça. “Acredito que o ideal seria implantar uma faixa elevada e o Detru promover mais rondas, principalmente durante o horário escolar, quando há um grande movimento de crianças”, sugere.
Sinalização e lombada
O diretor do Departamento de Trânsito Urbano (Detru), Alessandro Valmor Frederico, e o agente de trânsito Abdiel Magnus comentaram sobre possíveis melhorias no trecho. Segundo Alessandro, no local foi incluída, na última semana, uma placa de faixa de pedestres junto com a placa da lombada. Questionado do porquê a implantação não foi realizada antes, ele comentou que frequentemente é retirada por conta de batidas de veículos, sendo trocada várias vezes.
Ainda conforme Alessandro, um projeto, juntamente com a Secretaria de Obras, deverá ser elaborado para retirar a lombada existente, bem como um recapeamento para remover a sinalização atual e implantar uma nova, juntamente com travessia elevada. “A travessia elevada deve ser ligada de calçada a calçada, promovendo acessibilidade. Não é simplesmente um redutor de velocidade, mas sim uma travessia acessível”, comenta.
Segundo ele, as lombadas tradicionalmente são utilizadas para reduzir a velocidade, mas têm limitações e não podem ser instaladas em locais com tráfego intenso de ônibus. “Elas causam impacto significativo em veículos pesados, podendo também rachar casas e muros. Por isso, queremos remover esta da Rua Capitão Ernesto Nunes e de outras vias”, menciona.
A Gazeta preparou uma série de matérias sobre o assunto, as quais podem ser acessadas por meio dos links abaixo:
– Desrespeito é a causa de acidentes em faixa perto do Orestes Guimarães
– Detru tem intenção de diminuir número de lombadas em São Bento
– Somente em 2023, foram 269 acidentes de trânsito e 324 vítimas
– Somente no primeiro semestre, trânsito de São Bento recebeu 700 novos veículos
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