Encontro para falar em Bayerisch ocorre em São Bento; veja como participar 

Evento incentiva dialeto falado pelos antepassados

• Atualizado 7 horas atrás.

Organizadores convidam a comunidade para manter a tradição em São Bento (Foto: Zuciane Peres / A Gazeta)

Preservar o dialeto e reunir a comunidade. Esse é o objetivo do Café Bayerisch, evento que será realizado no dia 13 de julho, a partir das 14 horas, na Capela São Francisco de Assis, no bairro Schramm. A proposta é valorizar a cultura dos imigrantes alemães e incentivar o uso do dialeto falado pelos antepassados — parte importante da identidade local.

Esta será a segunda edição do evento. Conforme uma das organizadoras, Erna Redlich, a iniciativa foi tão bem recebida pelos participantes que motivou a realização de um novo encontro. “Minha nossa, quanta gente veio na última vez. Muitos até pediram que tivesse de novo”, detalha.

A ideia de realizar o café surgiu para que aqueles que ainda preservam e falam o bayerisch tenham um espaço para conversar. Mas o evento não é exclusivo para descendentes, todos são convidados a participar. 

Reserve sua vaga
Assim como na última edição, o que não vai faltar são comidas boas no Café Bayerisch. No cardápio, haverá joelhos, cucas, rocambole, pavê, salgados, geleias, pastéis e kasnocken. Também haverá embutidos da região, canudinhos e bolos recheados. Outra iguaria é a sopa, uma novidade, já que não esteve presente no encontro passado. “O nudel suppe é a famosa sopa de macarrão caseiro que os antigos, os bayerisch, faziam muito e até hoje fazem”, explica Erna.

Os cartões, no valor de R$ 50, já podem ser reservados pelos contatos (47) 99603-3860 ou (47) 99629-3056. A equipe da capela solicita que as reservas sejam feitas com antecedência, para que seja possível se organizar para o dia do evento. Todo o valor arrecadado será destinado à manutenção da capela do bairro Schramm.

Para não comprometer o lucro da capela, um grupo de pessoas envolvidas na festa organizou uma lista para arrecadar o valor necessário para o pagamento dos músicos. O evento terá a apresentação do Grupo Folclórico Jäger Volkstanzgruppe e também a animação do conjunto musical Te Lustige Pâuma. “Estamos ensaiando para cantar algumas músicas a mais em bayerisch”, diz Erna.

Inclusive, quando o evento iniciar, haverá a procissão de entrada e se tudo correr como planejado, terá a presença de Otto Liebl, o morador mais antigo do bairro Rio Vermelho Estação e um momento de oração em bayerisch. Ainda para entreter o público, algumas dinâmicas estão sendo preparadas. Todos que forem irão anotar o nome numa lista de presença e, com isso, já estarão concorrendo a brindes.

Venda de cuques
Além do café, de 10 a 12 de julho acontecerá a tradicional promoção de cuques, que começa na quinta-feira, às 10 horas, e também é organizada pela Capela São Francisco de Assis.

Mais detalhes sobre os preparativos podem ser conferidos no jornal impresso do dia 30 de junho de 2025.


Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Notas de falecimento (site) (1)
MIX - Pedal de Inverno - FOTO Elvis Lozeiko Arquivo
AMADO BATISTA - Divulgação (1)
Mulher sentada com as mãos no peito fazendo exercício de respiração
MIX - arraia Aparecida

Mais lidas

Notas de falecimento (site) (3)
WhatsApp Image 2025-07-02 at 18.16
WhatsApp-Image-2025-06-30-at-19.56
Notas de falecimento (site) (6)
WhatsApp-Image-2025-01-03-at-14.50

Notícias relacionadas