Segunda-feira, 21 de abril de 2025

Dinossauros em exposição na Marta Tavares em Rio Negrinho

• Atualizado 1 anos atrás.

Precursora da educação em Rio Negrinho, a Escola Professora Marta Tavares, localizada no bairro Cruzeiro, alcança no domingo (17) uma marca histórica: 90 anos de fundação. Atualmente com 500 alunos, a unidade de ensino inaugurou-se em 17 de setembro de 1933 com 80 estudantes.

Desde o começo de suas atividades até hoje, a escola preserva grande parte de seu prédio em sua forma original, localizado no começo da Rua Adolfo Olsen. A escola homenageia a professora Marta Marieta Tavares Alves, que dedicou sua vida à educação e morreu em 1928.

Para celebrar essa data especial, diversas atividades ocorrem desde o começo do ano, e muitas delas servem para relembrar e resgatar ações que durante muitos anos destacaram a unidade de ensino no âmbito municipal, regional e até estadual.

Uma dessas ações é o concurso Gatinho e Gatinha Marta Tavares e Garoto e Garota Estudantil, sucesso dos anos 1990 e que ocorre em um formato renovado este ano. A escola também organizou um desafio de basquete com ex-atletas das décadas de 1970, 1980 e 1990.

“No concurso, o ginásio lotou e no desafio de basquete, os ex-atletas mostraram grande entusiasmo. Ao entrar em quadra, observamos o carinho, a amizade e o profundo envolvimento de todos eles”, relata Clecy Linzmeyer, atual diretora da escola.

Clecy começou no Marta Tavares em 1996 como professora de artes e educação física. Segundo ela, seu vínculo com a escola é um amor à primeira vista, tal a identificação que sente pela unidade de ensino, onde também foi diretora em 2009.

Clecy também menciona os progressos que observa na escola prestes a completar 90 anos.

“Presenciamos uma evolução no contexto pedagógico e no desempenho dos alunos que demonstram entusiasmo sempre que há uma apresentação na escola. Eles melhoram suas falas, aprimoram a curiosidade e se dedicam às pesquisas. O melhor de tudo é que tudo ocorre de maneira prazerosa, com eles se sentindo parte da escola e protagonistas das atividades”, relata.

A diretora ressalta que as famílias estão mais próximas da escola, sentindo o mesmo pertencimento observado nos alunos.

“A família participa cada vez mais e percebemos um aumento no número de alunos devido à visibilidade que este trabalho sério e comprometido, voltado para oferecer mais qualidade à educação pública, conquista”, comenta.

Programação do aniversário
Nesta sexta-feira (15), a escola inaugura oficialmente a galeria de seus ex-diretores. A cerimônia começa às 9h30 e conta com a presença de alguns ex-gestores da unidade de ensino. Durante o dia, ocorre a Mostra do Conhecimento da escola e a Exposição de Dinossauros, que recebe alunos de diversas unidades de ensino do município.

No domingo (17), dia do aniversário, há um show instrumental da escola às 15h30. Em seguida, apresenta-se o gaiteiro Dudu Kormann, às 16h20. A programação ainda tem show da banda Pimenta Sinatra, às 17 horas, e show com Jonathan Andrei, às 18 horas.

Também no domingo (17), durante todo o dia, acontece uma exposição de veículos antigos (abertura às 9 horas) e a continuação da Exposição de Dinossauros (abertura às 9 horas). Devido à programação ser aberta à comunidade e muitas pessoas esperarem prestigiar o evento, as ruas laterais da escola – Rua Adolfo Olsen e Rua Otília Virmond Olsen, têm o trânsito parcialmente bloqueado.

  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Dom João 2
Papa 2
Papa
Mega Sena site
Morte moto site

Mais lidas

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Notícias relacionadas