Segunda-feira, 21 de abril de 2025

Diálogos entre a comunidade para melhorias no trânsito

• Atualizado 1 anos atrás.

O Departamento de Trânsito Urbano (Detru) de São Bento do Sul, em parceria com os acadêmicos de Direito e Arquitetura e Urbanismo da Univille – Campus São Bento do Sul, realizaram a noite de segunda-feira (18) o Fórum Municipal de Trânsito.

O evento ocorreu no auditório da instituição de ensino e reuniu autoridades, especialistas e membros da comunidade para discutir questões relacionadas à mobilidade urbana na cidade (foto abaixo).

Segundo o diretor do Detru, Gustavo Gama, a solenidade também ocorreu em alusão a Semana Nacional do Trânsito, comemorada de 18 a 25 de setembro, com o lema “No trânsito, escolha a vida”. Uma informação importante, apresentada já no início pelo diretor, foi sobre a quantidade de veículos circulando em São Bento.

“Segundo dados do IBGE, temos mais de 83 mil habitantes e pouco mais de 63 mil veículos registrados, ou seja, se considerarmos a população adulta, é mais de um veículo por habitante, o que demonstra a necessidade de discutirmos ações para melhorias na mobilidade de nosso município. O poder público deve priorizar a orientação no trânsito e o Detru está ciente disso. Sabemos que precisamos aprimorar algumas situações e estamos trabalhando nesta questão, como retomar a Comissão Municipal de Trânsito para trazer as discussões mais próximas da comunidade”, disse Gustavo.

Em seu discurso, o prefeito Antonio Tomazini também frisou que mudanças são necessárias para melhorias no fluxo, sem mencionar quais, mas destacando se tratar na da área central.

”Quando se fala em trânsito sabemos o perigo que ele oferece, nossa cidade cresceu e nós temos hoje a dificuldade de ampliar vias, mas é um trabalho necessário pois se não criarmos soluções agora será cada vez mais difícil desafogar o trânsito no futuro. Dessa forma já adianto que haverá mudanças no nosso trânsito principalmente na nossa área central”, comentou.

Trabalho em conjunto
Um dos pontos abordados durante o Fórum foi o trabalho em conjunto entre o poder público e privado. Herton Scherer, vice-presidente da região Planalto Norte da Fecomércio e presidente do Sindilojas de São Bento do Sul e Campo Alegre, comentou sobre a falta de comunicação nas decisões envolvendo o trânsito.

“Temos por exemplo alguns eventos que são realizados nas áreas centrais e que afetam diretamente os comerciantes, como questões de horários de interdições de vias e outras situações, que por mais que pareçam simples podem prejudicar o serviço diário. A nossa ideia é fazer com que o poder público esteja mais atento nessas situações e sempre nos avise com antecedência, para que a gente também possa contribuir com soluções que atendam a todos”, ponderou.

Segurança
O presidente do Conselho Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Cetran), Atanir Antunes, e o major Everaldo Simão Stanchack, do 23º Batalhão da Polícia Militar de São Bento do Sul, destacaram que a segurança no trânsito é um tema que também deve ser debatido.

Na ocasião, Atanir apresentou dados sobre o número de óbitos no município, onde 17 mortes já foram contabilizadas neste ano devido às imprudências no trânsito. Já Stanchack ressaltou que o maior número de óbitos é nas rodovias de acesso à cidade. Além disso, 615 acidentes já foram registrados desde o início de 2023.

“Temos o policiamento preventivo, mas os motoristas também precisam fazer a sua parte, com paciência e respeito a todos os usuários do trânsito”, disse o Major.

Transporte Coletivo
Flávio Lima, diretor de operações da Coletivos Rainha, também comentou sobre os desafios da empresa concessionária. “Hoje o nosso o custo de operação está em R$ 7,40 por quilômetro e apenas 8% da população utiliza transporte coletivo, ou seja, está cada vez mais insustentável manter o serviço no município”, explicou.

No final do Fórum, o diretor do Detru, Gustavo Gama, explicou sobre a nova sinalização da Rua Antônio Kaesemodel e vias laterais, como as ruas João Pauli, Augusta Robl e Carlos Pscheidt, que passaram por obras recentemente. Segundo ele, as alterações foram discutidas antecipadamente e contaram com pedidos dos usuários das vias, inclusive com moradores locais.

“Posso indicar que esta será uma melhoria em benefício de todos, pois são ligações que facilitam o fluxo. Nossa intenção é fazer com que o trânsito flua melhor na cidade, com mais segurança e mobilidade”, finalizou.

  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Mega Sena site
Morte moto site
35cfa28e-18fa-423c-adae-e636d6a2fd06
Morte moto site
WhatsApp Image 2025-04-17 at 16.18

Mais lidas

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Notícias relacionadas