Na quinta-feira (07) o dia foi de desfiles em toda a região para celebrar os 201 anos de Independência do Brasil. Em São Bento do Sul, foram duas celebrações, pela manhã no Centro, na Rua Barão do Rio Branco e proximidades, e pela tarde no bairro Oxford, na Rua Antônio Kaesemodel e vias próximas. Ao todo, 87 instituições e mais de cinco mil participaram do ato cívico, para um bom público que marcou presença nos dois eventos.
Já em Campo Alegre (foto abaixo), o desfile foi pela manhã, na Avenida Getúlio Vargas, no Centro. O ato teve a presença das escolas e centros de educação infantil, além da banda municipal, Apae, rainha e princesas da Festa da Ovelha, entre outros.
Em Rio Negrinho (foto abaixo), o desfile foi na Travessa Theodoro Junctum, no Centro. O ato contou com a presença de autoridades locais e participação de mais de 40 entidades, entre escolas e creches da rede pública municipal e estadual, órgãos de segurança, entre outros.
O desfile, como citou o prefeito Caio Treml durante seu discurso, foi o primeiro de 7 de setembro da atual gestão. Mesmo com a limitação do número de professores no evento, não houve manifestações da categoria.
“Para nós hoje é um dia muito feliz, porque é o nosso primeiro desfile de 7 de setembro nessa gestão, e a gente organizou tudo isso com muito carinho, com muita organização, para que as nossas crianças possam estar aqui representando um dos dias mais importantes da história do Brasil, que é a nossa Independência. Estamos aqui lutando por eles, trabalhando pela nossa cidade, pelo nosso país, e tenho a certeza que muitas conquistas ainda virão para a nossa cidade e para o nosso povo”, discursou o chefe do executivo durante o ato.
O presidente da Câmara de Vereadores, Cássio Alves, o Cassinho (PSD) enalteceu a participação dos alunos da rede de ensino que estavam abrilhantando o evento em uma data muito importante.
“Lá em 1822 conquistamos a nossa independência e a partir daí, o Brasil teve mais autonomia para tomar suas decisões políticas, sociais, econômicas, e com isso contribuindo muito para o desenvolvimento do país”, lembrou. “Juntos vamos trabalhar para muitas conquistas também para o município de Rio Negrinho”, completou o parlamentar.
Além de Cassinho, também os vereadores Flávia Vicente (MDB), Ineir Miguel Mittmann, o Kbelo (PSC) e Rodrigo dos Santos, o Dido (PL) marcaram presença no evento e foram nominados pelo protocolo. Apesar da possibilidade de haver uma manifestação pela cobrança do piso do magistério para os professores da rede municipal, a mesma não se confirmou durante o desfile.
Para reduzir a participação da categoria no desfile, a administração chegou a promover um sorteio nas unidades de ensino para definir os professores que estariam presentes.
Sem desfile
Em Piên, não foi realizado desfile cívico da Independência. A Federação dos Municípios do Paraná fez a recomendação como forma de algumas cidades economizarem recursos com transporte de alunos e horas-extras para pessoal, por conta da queda na arrecadação. Como o aniversário de Piên será comemorado em 1 de novembro, o desfile foi transferido para fazer parte das comemorações festivas do município.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕