Com o objetivo de pautar projetos para disseminar ainda mais a cultura polonesa no município, membros da Sociedade Varsóvia se reuniram na manhã de segunda-feira (16) com a Cônsul Geral da República da Polônia em Curitiba, Marta Olkowska, para apresentar iniciativas da cidade. Agora, com a Sociedade Varsóvia retomando as atividades em São Bento, a ideia é que cada vez mais ações aconteçam.
Uma das ações que a sociedade planeja fazer para promover ainda mais a cultura é construir uma sede própria para as reuniões. O presidente da entidade, Fernando Viliczinski, pontua que já existe um local para a obra, mas que agora precisa do engajamento de todos para fazer as coisas fluírem. Ele também lembra que o foco não está só em grandes projetos, mas em manter as tradições vivas por meio do folclore, gastronomia e parcerias universitárias.
A vereadorea Terezinha Dybas também marcou presença no evento. Ela comentou que algumas movimentações já se fazem presentes nos bairros com a maior concentração de poloneses, o Rio Natal e o Rio Vermelho Povoado, como a participação da comunidade para escolher os portais poloneses para o bairro.
A Cônsul Geral Marta Olkowska reconheceu as iniciativas da cidade, e que há um empenho por parte dos participantes da entidade em manter viva a tradição polonesa. Ela comenta que o passo para captar financiamento através do consulado é a formulação de projetos.
“Aqui apareceram várias questões de cultura polonesa, de acesso à música polonesa, à língua polonesa ou folclores. Então, tudo isso é possível através do envio de um projeto que visa a melhoria da cultura polonesa aqui. Teremos todo o prazer em poder ajudá-los em termos de fazer um intercâmbio cultural com a Polônia ou outras ações”, finaliza a Cônsul.
Ainda em sua visita ao município, na noite de segunda-feira (16) ela esteve na Univille, onde realizou uma palestra para alunos do curso de direito e convidados. O tema da palestra foi “Polônia, história, atualidade e oportunidades”.
No jornal impresso desta terça-feira (17) há mais informações sobre a reunião e depoimentos dos participantes.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕