As equipes de São Bento do Sul que estão atuando na cidade de Forquetinha, no Rio Grande do Sul, viram o trabalho ficar mais complicado na quinta-feira (23), quando a chuva apareceu com força no município gaúcho. A água de uma várzea na entrada da cidade subiu rapidamente e invadiu algumas ruas. Por conta das chuvas, as aulas foram canceladas no período da tarde.
Enquanto a chuva atrapalhava a limpeza das estradas, as equipes se concentravam no recolhimento dos entulhos. “As casas foram praticamente limpas pelos moradores e voluntários. As equipes estão lavando os asfaltos no Centro e recuperando as estradas, os serviço normais que a secretaria de Obras faz. Tem bastante lama no interior ainda, não consegue chegar em todos os locais”, disse Giovane Weber, responsável pelo departamento de comunicação da Prefeitura de Forquetinha.
A equipe atua em diversas frentes, como recuperação de estradas, limpeza de vias públicas e outros. “Foram mais de 70 toneladas de restos de lixo e entulhos recolhidos, rodovias que tiveram o barro retirado, o pórtico do município foi limpo, desentupimentos de bueiros e redes de drenagem realizados, além de casas que precisavam ter suas entradas desobstruídas atendidas”, resumiu o diretor da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, Eduardo Pscheidt.
Nesta sexta-feira (24), com a trégua da chuva que se prevê, serão atividades para conter desmoronamentos, canalização de águas para os rios e atuação dos caminhões no transporte de saibro e entulhos para avaliação ambiental. “Nossa equipe está muito unida, integrada com os moradores da cidade e trabalhando com vontade de fazer a diferença na vida dessas pessoas. Só temos que agradecer pelo empenho de todos”, concluiu Eduardo.
Recomeço
João Weber, morador de Forquetinha, teve sua casa atingida por um deslizamento de terras e acumula grandes prejuízos. Na tarde de ontem as equipes iniciaram o recolhimento de entulhos e a limpeza do pátio da sua propriedade.
“Perdemos todo o quiosque, móveis e utensílios. Por muito pouco não morremos soterrados. Precisaremos sair daqui e o recomeço não será fácil, mas com tanta ajuda, acredito que tudo ficará bem. Temos saúde e isso que importa”, disse João à equipe de Forquetinha.
Força-tarefa
O Município enviou até Forquetinha três caminhões caçamba, duas retroescavadeiras, um mini escavadeira e um caminhão hidrojato. Operando essa frota, foram oito servidores, além do diretor que está na cidade gaúcha desde o dia 17 de maio.
As equipes foram cedidas pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Semob), Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Semam) e pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae).
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕