Com uma revitalização completa entregue no fim de dezembro pela Prefeitura, a Praça Pedro Paulo “Paulinho” Baptista, no bairro Centenário, já sofreu com vandalismo, causando prejuízo aos cofres públicos. O espaço recebeu uma estrutura completa com quadras de basquete, futebol de areia, pista de skate, paisagismo e áreas de lazer para comunidade, mas infelizmente alguns episódios promovidos por indivíduos de má índole foram registrados nesta semana.
De acordo com Airton Ramos, diretor do Departamento de Infraestrutura da Secretaria Obras, foram quebrados um banco (foto abaixo), meio-fio e também uma grade de proteção.
“Em relação ao vandalismo, infelizmente a gente sofre em todas as praças da cidade, onde principalmente banheiros e brinquedos são depredados. Um exemplo disso, também registrado pelo pessoal da secretaria nos últimos dias, é sobre uma balança da Praça Central. Nós compramos não tem dois meses e já quebraram novamente. São investimentos que nunca serão o suficiente, pois quando terminamos de fazer um espaço, já temos que reformar o outro. Então não conseguimos avançar se for sempre assim”, lamentou.
Algo que também foi visualizado aos arredores da praça do bairro Centenário é a sujeira, por conta dos lixos espalhados pelo local. Porém, segundo Airton, em relação à limpeza, roçada e manutenção destes espaços, o serviço é feito semanalmente.
“O ideal é a colaboração da comunidade para manter os espaços públicos em dia, bem conservados e limpos. A gente vê muito lixo jogado fora dos lugares, sendo que foram instaladas várias lixeiras na praça. Os lixos são recolhidos das lixeiras, mas se as pessoas ficarem jogando os resíduos no parquinho, nas arquibancadas ou em torno da rua fica cada vez mais complicado”, ressalta.
Monitoramento
Ainda conforme o diretor, será feito um Boletim de Ocorrência sobre as depredações e a praça contará com monitoramento para flagrar possíveis crimes de vandalismo e auxiliar na segurança do local.
“Já temos os dois pontos onde haverá câmeras de 360 graus e estamos apenas aguardando a entrega dos equipamentos. Elas serão conectadas diretamente com o setor de monitoramento da Polícia Militar que poderão ter esse acompanhamento real”, finalizou.
Apoio da comunidade
O prefeito em exercício Tirso Hümmelgen comentou sobre o ocorrido, pontuando principalmente a conscientização de quem utiliza os espaços públicos. “Nossa praça ficou tão bonita, é imprescindível que todos cuidem, que todos trabalhem a favor para que ela continue dessa maneira. É muito triste quando isso ocorre, pois tudo que está ali é deles, é para o uso da comunidade”, disse.
Vilson da Silva (foto abaixo), popular “Vilsinho”, que é morador do bairro, disse que a intenção é montar uma associação de moradores para que auxilie nos cuidados da praça e outros pontos da região.
“Foi difícil ter esse espaço e ele ficou muito bom para prática de esporte e lazer. Então cabe a nós, moradores, cuidar e caso ver algo errado denunciar imediatamente. Juntamente com outras lideranças aqui do bairro, envolvendo principalmente os pais, estamos trabalhando em projetos para que possamos ter escolinhas de futebol, basquete e também aulas de dança e por isso o vandalismo não tem espaço nesse local”, destacou.
As denúncias são essenciais, portanto, caso alguém flagrar algum desses atos, basta ligar para Polícia Militar através do 190, ou ate mesmo para Ouvidoria Municipal pelo 156.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕