O prefeito Fernando Tureck (PMDB) recebeu, nesta semana, os vereadores em seu gabinete com o propósito de tratar sobre os assuntos relacionados às mudanças no trânsito. Com exceção do vereador Peter Kneubhueler (PP), todos os vereadores estiveram presentes.
Aceitação da comunidade
Dentre as preocupações das autoridades do Executivo e do Legislativo, está a dificuldade de aceitação da comunidade com relação às mudanças que ocorrem na cidade. Conforme Cássio Zschoerper, algumas modificações produzem um certo “desconforto” às pessoas habituadas ao tradicional. Em suas citações, lembra a existência de opções que devem tirar vagas de estacionamento no Centro, o que vai culminar com as reclamações dos comerciantes locais. “Precisamos estar abertos para essas mudanças. Nossa população é acostumada a estacionar o veículo e fazer as coisas mais perto, não caminhar um pouco mais longe. Mas teremos que enfrentar essas situações”, disse.
O vereador Fernando Mallon (PMDB) voltou a solicitar à equipe da Prefeitura que sejam analisados também os pontos nos bairros e apresentados para os cidadãos na audiência. “Se formos discutir hoje os pontos que precisam de alteração, teríamos muitas sugestões, mas o ideal é que esses levantamentos sejam realizados para facilitar uma resposta à comunidade”, destacou o vereador.
Toda a cidade
O vereador Edimar Salomon (PP) destacou a importância de um projeto que atenda toda a cidade, não apenas os locais onde hoje apresentam-se os maiores números de reclamações de congestionamento. Em seu entendimento, o processo de mudança no trânsito precisa de uma visão mais ampla e com prevenção para o futuro.
A reunião teve início com o presidente do Legislativo são-bentense, César Godoy (DEM), que havia solicitado ao prefeito o encontro com a presença de todos os vereadores. Segundo ele, o motivo da iniciativa é que a Câmara já havia manifestado, há algumas semanas, uma audiência pública para tratar do trânsito local. “Queremos fazer com que os assuntos sejam debatidos de forma a encontrarmos as alternativas; mas como está se divulgando algumas mudanças já definidas pela Prefeitura, gostaríamos de saber de tudo, para evitarmos uma audiência pública vazia, com as decisões já tomadas”, disse.
Tureck esclareceu ao vereador que a Prefeitura está preocupada com algumas questões do trânsito local e que precisa entregar, até o final do ano, um “plano de mobilidade”, a fim de apresentar as possibilidades ao governo federal. O secretário de Planejamento Cássio Zschoerper, que participou da reunião, disse que a equipe da pasta está trabalhando para levantar os custos das alterações, inclusive de projetos, que precisam ser realizados pela Prefeitura. “Já estamos em contato com um instituto do Paraná para a realização de um estudo sobre o trânsito municipal”, informou o secretário.