Entre os dias 22 e 25 deste mês, no Rio de Janeiro, será disputada a primeira etapa do Circuito Caixa de Halterofilismo. E São Bento do Sul contará com representantes no evento, já que Ezequiel dos Passos e Wandir Schümemann irão competir e brigar por medalhas.
Ambos irão competir no supino: Ezequiel na categoria acima de 75 quilos e Wandir até 75 quilos. Os atletas fazem parte do Centro de Referência em Desenvolvimento de Halterofilismo Paralímpico e realizam seu treinamento na academia Teles. Outros cinco atletas participam do centro, que pode atender amputados, cadeirantes, pessoas com lesão medular, nanismo e paralisia cerebral, e está aberto para receber interessados em participar.
Francisco Teles é o treinador da equipe e irá acompanhá-los na competição. Ele destaca que a expectativa é de bons resultados. “Os atletas estão treinando bem, o objetivo é brigar por uma medalha para Santa Catarina”, diz, sem esquecer da importância de participar de uma competição deste porte. “Vamos dar o melhor, estaremos entre os melhores atletas do Brasil e, com essas experiências, a equipe pode ir mais ‘cascuda’ para as próximas competições”, frisa.
Atletas preparados
Wandir conta que treinava, há sete anos, em academia, mas profissionalizou-se quando o centro começou a funcionar no município, há aproximadamente um ano. Este será o primeiro torneio paralímpico que ele irá disputar. “ Quero trazer uma medalha, estou treinando forte”, diz, confiante quanto a sua participação.
Ezequiel também terá a sua primeira experiência em uma competição paralímpica. Treinando na academia há três meses, ele reitera a bagagem que uma competição deste porte pode trazer para seu crescimento como atleta. “Será uma boa experiência, para poder fazer sempre melhor”, lembra.
Além da etapa no Rio de Janeiro, a competição reserva etapas em São Paulo e Fortaleza para este ano. O Centro de Referência em Desenvolvimento de Halterofilismo faz parte do Comitê Paralímpico Brasileiro e conta com o apoio da Fundação Municipal de Desportos (FMD).