A cara de felicidade de João Maria Franco da Silva, de 70 anos, já diz tudo. Após uma espera de mais de dois anos, ele e outros moradores da rua Jaraguá do Sul, no bairro 25 de Julho, já podem acessar suas casas com seus carros e mercadorias. Isso porque a via, que caiu em junho de 2022, está praticamente recuperada.
João, que reside em um imóvel da referida rua há 48 anos, foi o primeiro morador do local. Ele conta que foi muito difícil ficar por mais de dois anos utilizando apenas um carreiro para acessar sua casa. “Foi sofrido para puxar material de casa, as compras. Não podia trazer material de construção. Gente de cadeira de rodas indo para cima, foi um sofrimento e não tinha para quem apelar”, disse ele.
O morador contou ainda que a própria esposa precisou da ajuda dos bombeiros para ser socorrida. “Eu já tenho 70 anos e ela 73, a gente pedia para os outros levarem a gente. Na época, eu fui ver minha coluna, porque caí ali e estou até hoje sofrendo, uma lesão por esse problema da rua”, comentou.
O ponto em que a rua desabou é logo no início da mesma, sendo que a via dá acesso a diversas casas na parte baixa do terreno. “Muitos nos criticaram, outros nos apoiaram. Desde a primeira rachadura na terra eu já estava cobrando. Teve gente que pediu para sairmos daqui. Eu tenho a escritura desde 1986, comecei a morar em cima do que é meu e estou até hoje. Não é bem assim para sair, né”, ressaltou.
No local foram construídos dois muros de gabião, sendo um na parte superior do terreno e outro mais abaixo. A parte inferior conta com pedras para drenagem das águas das chuvas e canaletas para escoamento das mesmas. As canaletas também podem ser vistas na parte superior e na parte oposta da rua.
O projeto de contenção da rua considerou o laudo geológico-geotécnico do geólogo Aharon Israel Barreiro Saldanha. O estudo avaliou as características do solo e as opções de contenção disponíveis. A escolha pela construção de um muro de gabião, segundo o projeto da Amunesc, mostrou-se a mais viável técnica e economicamente.
A matéria completa você confere no jornal impresso desta quinta-feira (18).
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕