Preservar o dialeto e reunir a comunidade. Esse é o objetivo do Café Bayerisch, evento que será realizado no dia 13 de julho, a partir das 14 horas, na Capela São Francisco de Assis, no bairro Schramm. A proposta é valorizar a cultura dos imigrantes alemães e incentivar o uso do dialeto falado pelos antepassados — parte importante da identidade local.
Esta será a segunda edição do evento. Conforme uma das organizadoras, Erna Redlich, a iniciativa foi tão bem recebida pelos participantes que motivou a realização de um novo encontro. “Minha nossa, quanta gente veio na última vez. Muitos até pediram que tivesse de novo”, detalha.
A ideia de realizar o café surgiu para que aqueles que ainda preservam e falam o bayerisch tenham um espaço para conversar. Mas o evento não é exclusivo para descendentes, todos são convidados a participar.
Reserve sua vaga
Assim como na última edição, o que não vai faltar são comidas boas no Café Bayerisch. No cardápio, haverá joelhos, cucas, rocambole, pavê, salgados, geleias, pastéis e kasnocken. Também haverá embutidos da região, canudinhos e bolos recheados. Outra iguaria é a sopa, uma novidade, já que não esteve presente no encontro passado. “O nudel suppe é a famosa sopa de macarrão caseiro que os antigos, os bayerisch, faziam muito e até hoje fazem”, explica Erna.
Os cartões, no valor de R$ 50, já podem ser reservados pelos contatos (47) 99603-3860 ou (47) 99629-3056. A equipe da capela solicita que as reservas sejam feitas com antecedência, para que seja possível se organizar para o dia do evento. Todo o valor arrecadado será destinado à manutenção da capela do bairro Schramm.
Para não comprometer o lucro da capela, um grupo de pessoas envolvidas na festa organizou uma lista para arrecadar o valor necessário para o pagamento dos músicos. O evento terá a apresentação do Grupo Folclórico Jäger Volkstanzgruppe e também a animação do conjunto musical Te Lustige Pâuma. “Estamos ensaiando para cantar algumas músicas a mais em bayerisch”, diz Erna.
Inclusive, quando o evento iniciar, haverá a procissão de entrada e se tudo correr como planejado, terá a presença de Otto Liebl, o morador mais antigo do bairro Rio Vermelho Estação e um momento de oração em bayerisch. Ainda para entreter o público, algumas dinâmicas estão sendo preparadas. Todos que forem irão anotar o nome numa lista de presença e, com isso, já estarão concorrendo a brindes.
Venda de cuques
Além do café, de 10 a 12 de julho acontecerá a tradicional promoção de cuques, que começa na quinta-feira, às 10 horas, e também é organizada pela Capela São Francisco de Assis.
Mais detalhes sobre os preparativos podem ser conferidos no jornal impresso do dia 30 de junho de 2025.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕