Escritora Vera Lucia lança curta infantil que mistura imaginação e aprendizado em São Bento do Sul

Curta “Dinmarkito e Sua Turma” já está disponível no YouTube

• Atualizado 14 horas atrás.

Vera Lucia e Beatriz tem uma parceria de longa data (Foto: Layra Olsen / Arquivo / A Gazeta)

“Dinmarkito e Sua Turma” é o novo vídeo produzido pela escritora Vera Lucia Hertzing Oleskowicz. A são-bentense, que tem um canal no YouTube onde disponibiliza suas histórias voltadas ao público infantil, postou recentemente o conteúdo na plataforma. O curta-metragem apresenta de forma leve e divertida o cotidiano de Dudu, um menino cheio de imaginação que retorna das férias para retomar a rotina escolar. No primeiro dia de aula, ele reencontra os amigos, brinca no recreio e recebe da professora uma tarefa especial em escrever uma redação com tema livre.

É a partir dessa proposta que Dudu usa sua criatividade para contar a história de Markito, um personagem inspirado nele mesmo e em sua relação com a família, especialmente com a madrinha, que ele chama de Dinda. A narrativa da redação mistura realidade e invenção, em que o protagonista cria um jeito novo e engraçado de falar — trocando sílabas das palavras por “din”.

Na trama, a personagem Dinda foi inspirada na própria filha de Vera Lucia, Mayra, que costuma dar atenção especial aos primos e sobrinhos. “Ela inventa brincadeiras, jogos e até experimentos científicos engraçados. Esse repertório criativo faz parte da maneira carinhosa de como ela consegue se comunicar e entreter positivamente as crianças e adolescentes que fazem parte de seu círculo de amigos e familiares”, explica.

No vídeo, a escritora também fez questão de retratar sua infância. Ela relembra as brincadeiras com as quatro irmãs, quando inventavam palavras e nomes diferentes para os objetos, criavam códigos e sinais que só elas entendiam, inclusive com a participação da mãe, sempre alegre e espontânea. “As crianças trocam palavras e letras muitas vezes por pura diversão, mas, em alguns casos, como o demonstrado no vídeo, é para chamar a atenção dos pais, que, nos tempos atuais, em sua maioria, têm uma vida agitada, onde precisam conciliar o trabalho com as tarefas domésticas e a educação dos filhos”, relata.

Dinmarkito e Sua Turma
Este é o quinto vídeo que a escritora disponibiliza no YouTube. Para assistir, basta procurar pelo canal “Histórias do Skate Mágico” ou acessar este link.

Mais detalhes sobre o processo de produção do vídeo podem ser conferidos no jornal impresso do dia 1º de julho de 2025.


Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

lustração do signo de Áries, em fundo amarelo-mostarda, com símbolo branco representando dois chifres voltados para cima, lembrando a cabeça de um carneiro
Notas de falecimento (site) (1)
MIX - Pedal de Inverno - FOTO Elvis Lozeiko Arquivo
AMADO BATISTA - Divulgação (1)
Mulher sentada com as mãos no peito fazendo exercício de respiração

Mais lidas

Notas de falecimento (site) (3)
WhatsApp Image 2025-07-02 at 18.16
WhatsApp-Image-2025-06-30-at-19.56
Notas de falecimento (site) (6)
WhatsApp-Image-2025-01-03-at-14.50

Notícias relacionadas