Marcolino Rudnick contabiliza 609 troféus e uma vida dedicada ao futebol

Por:

• Atualizado 9 anos atrás.

É com um olhar de orgulho que Marcolino Rudnick admira o campo do Real Futebol Clube, localizado no Rio Represo. Também pudera, praticamente sozinho ele administra, organiza e ainda promove campeonatos no local, incentivando e dando oportunidade para os amantes do futebol praticarem o esporte.

Com 74 anos recém completos, Marcolino conta que sempre gostou de futebol, desde a sua infância, quando se tornou um torcedor do Palmeiras. Ele comenta que com o tempo também passou a simpatizar com o Vasco da Gama, mas que se encanta mesmo pelo futebol, independentemente dos times que estejam dispostos em campo. “Acompanho todos os jogos e campeonatos”, diz.

O Real Futebol Clube foi fundado por Marcolino no dia 9 de novembro de 1980, para incentivar a prática do esporte no município. Sem um campeonato no município para o clube disputar, ele ajudou ainda a fundar, três anos depois, o Campeonato Municipal de Futebol, que até hoje é disputado em São Bento.

Marcolino conta que, desde que a competição iniciou, o Real ficou de fora de apenas duas edições. O time soma seis títulos, além de sete vices e outros quatro terceiros lugares. O clube inclusive é o atual campeão, conquista que veio de maneira invicta, no ano passado. Desde a fundação do clube, há quase 36 anos, Marcolino é o presidente e também o técnico da equipe, que tem 609 troféus de diversos campeonatos expostos em sua galeria. Ele diz que faz tudo por amor, e ainda está longe de parar. “Se Deus quiser, pelo menos mais uns dez anos eu quero seguir por aqui”, brinca.

O surgimento do campo do Real
O campo do Real surgiu alguns anos depois do clube, em 1988. Marcolino conta que o estádio foi montado por ele, em terreno particular, junto com seu filho, que também era um apaixonado pelo esporte, mas faleceu vítima de um câncer, em 1994. Porém, a paixão pelo futebol fez ele dar continuidade ao projeto, inclusive seguindo com a ideia de organizar campeonatos no local, iniciativa tomada um ano antes.

Há 23 anos, o Campo do Real recebe a Copa Real, Taça Tiradentes e também a Copa de Inverno, todos torneios de futebol suíço. Marcolino é o responsável por organizar todos os detalhes das três competições, desde sorteio até regulamento e arbitragem. Os três torneios contam com um regulamento e a premiação padronizada: troféu do primeiro ao quarto, e medalha do primeiro ao terceiro lugar. O campeão leva ainda 25 quilos de carne, o segundo 20 e o terceiro, 15.

Atualmente, o campeonato que está em andamento é a Taça Tiradentes, que conta com a participação de 24 times. O Campo do Real ainda recebe rodadas do Campeonato Municipal de Futebol de Campo, organizado pela Fundação Municipal de Desportos (FMD), que inicia hoje.

Marcolino está todos os dias no local, cuidando do gramado e dos entornos do estádio. Os jogos acontecem sempre aos sábados, onde ele aproveita para vender bebidas ao público que costuma acompanhar em peso as partidas. “Muitas famílias vem assistir aos jogos, tornou-se um ambiente familiar, sem confusão”, destaca, orgulhoso.

Últimas notícias

vacina-contra-a-gripe-22342-1
Panela preta com batata gratinada polvilhada com folhas de coentro
Melissa Kellner
Festival de Inverno - Christian Hacke (9)
Menina com o cabelo preso em trança, usando regata azul, e short jeans e óculos andando a cavalo com ajuda de adulto

Mais lidas

Notas de falecimento (site) (3)
Notas de falecimento (site) (6)
WhatsApp Image 2025-07-02 at 18.16
WhatsApp-Image-2025-06-30-at-19.56
WhatsApp Image 2025-06-30 at 19.56

Notícias relacionadas