Final de semana aconteceu o Campeonato Mundial de Seleções para atletas com até 18 anos. São Bento contou com a participação de um jogador. Competição que reúne anualmente as melhores equipes do mundo, o campeonato mundial de Punhobol sub-18 foi realizado de quinta-feira até domingo na cidade de Pomerode, em Santa Catarina. Além do Brasil estiveram presentes as equipes da Áustria, Suíça, Alemanha, Namíbia, Argentina e Chile.
O selecionado brasileiro contou com o atacante Lucas Eduardo Barba, jogador revelado pelas categorias de base da Condor, onde joga desde os 12 anos, tendo conquistado uma vez o campeonato mundial com a Seleção Sub-18 e duas vezes o Sulamericano pela mesma categoria. Por contar com uma altura que favorece aos atacantes do Punhobol (1,96m), o atleta tem sido chamado há cerca de quatro anos para fazer parte das seleções de base. “Não posso ficar na base, quero chegar à seleção adulta e conquistar títulos”, diz.
Treinando três vezes por semana com a equipe adulta da Condor, o jogador pretende ajudar São Bento do Sul na competição mais importante para o Punhobol adulto catarinense: os Jogos Abertos de Santa Catarina. “Essa é a competição mais importante para o adulto e espero vencer”, segue.
A Campanha
Em Pomerode a Seleção Brasileira, conforme Lucas, jogou muito em todas as partidas, mas a Alemanha segue com a hegemonia de preparar grandes atletas e chegar bem nas competições de âmbito europeu e mundial. “Eles jogaram muito. Embora nosso jogo estivesse saindo muito bem, eles conseguiam fazer coisas impressionantes. Venceram a gente nos detalhes e ficaram com o título”, destaca.
Mesmo assim, Lucas destaca que sua gratidão é grande pela oportunidade que teve de chegar entre os melhores de sua categoria e vestir a camisa com as cores do Brasil. “Só tenho a agradecer aos meus colegas por esse mundial. Foi demais! Vice-Campeão Mundial com muito Orgulho! Valeu Brasil!”, comemora.